Logo E-Commerce Brasil

Rakuten se une ao Ebay: parceria visa testar mercado americano para produtos japoneses de moda 

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Bazar com diferentes arraras de roupas expostas

O Grupo Japonês Rakuten firmou uma parceria com o Ebay para testar a demanda dos consumidores norte-americanos de produtos de moda japoneses. 

A parceria, que começou no dia 8 de maio com apenas sete vendedores no Rakuma – plataforma de itens de segunda mão da Rakuten – visa capitalizar o efeito cambial e também melhorar os descontos conforme as pressões sobre os custos de vida ao redor do mundo diminuem. 

Em troca do compromisso nas vendas, o Ebay lista os bens selecionados da Rakuma e os coloca à venda em seu próprio site; enquanto isso, os vendedores contratados da Rakuten lidam com as entregas e os serviços aos consumidores nos Estados Unidos. 

O teste terá início usando apenas produtos de moda e acessórios usados. “Estes têm boas reputações no exterior, especialmente em função dos usuários japoneses tratarem produtos de luxo com cuidado”, afirma Kenichiro Hasegawa, general manager da Rakuma.

“Por conta do uso de capas e proteções, os produtos de segunda mão ficam em boa condição; dizer que algo foi “usado no japão” adiciona mais valor imediatamente”, declara o executivo. 

Detalhes do acordo

A união acontece frente ao boom de investimento e turismo no Japão, consequência da queda do iene que tornou os produtos relativamente mais baratos. As lojas de segunda mão, localizadas geralmente no distrito eletrônico Akihabara de Tokyo, têm sido preenchidas por consumidores estrangeiros buscando por jogos e brinquedos vintage. 

Itens usados e renovados compõem, aproximadamente, 40% do volume bruto das mercadorias vendidas no Ebay. As vendas globais de itens “thrifted” – como roupas, acessórios e sapatos – aumentaram em mais de 5 vezes no ano anterior, segundo a companhia. 

De acordo com Naoki Kitamura, chefe de gerenciamento de categoria, o objetivo final é expandir as ofertas da Rakuma para outros mercados, em especial, os maiores mercados do Ebay: Canadá, Austrália, Reino Unido, e Alemanha.