Logo E-Commerce Brasil

RaiaDrogasil avança em seu compromisso com a sustentabilidade

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O dia 5 de junho é marcado pela celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, trazendo à tona uma reflexão sobre os problemas ambientais existentes no planeta e a busca por soluções para a preservação da natureza. Neste contexto, a RD – RaiaDrogasil, que estabeleceu como objetivo ser a empresa que mais contribui para uma sociedade saudável no Brasil até 2030, tem se destacado em diversas iniciativas incorporadas em sua estratégia de negócio. 

A iniciativa mais conhecida e abrangente da rede de farmácias é o programa de Descarte Consciente de Medicamentos implantado nas filiais há mais de uma década. A Droga Raia e a Drogasil já recolheram mais de 190 toneladas deste tipo de material que, se fossem descartados incorretamente, poderiam contaminar o solo e as águas. Atualmente, todas as farmácias da rede possuem coletor de medicamentos vencidos e fora de uso em todo o Brasil e, constantemente, as filiais fazem campanhas de conscientização pedindo aos consumidores que descartem corretamente estes produtos, inclusive as embalagens e bulas. 

Em Mossoró (RN), a Drogasil se destacou por iniciativas do Descarte Consciente de Medicamentos, pelo Programa de Logística Reversa de Pilhas, em parceria com a Green Elétron, além do incentivo pela opção de o cliente receber o cupom fiscal em formato digital. Por todo esse empenho a empesa recebeu o Prêmio Atitude Cidadã, do Instituto Lixo Zero. 

Outro foco da RD é a logística sustentável. A companhia tem implementado modais de transporte ecoeficientes, em busca de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e o consumo de recursos naturais. A RD foi pioneira no varejo farmacêutico introduzindo caminhões elétricos em sua operação no estado de São Paulo. Hoje, mais de 3% da frota é composta por caminhões elétricos. Cada caminhão pode fazer entregas em até seis farmácias da Rede Drogasil e Droga Raia. Os caminhões elétricos são veículos de baixa emissão de CO2 (dióxido de carbono) e, portanto, auxiliam no processo de descarbonização no transporte de cargas da RD. Ao trocar um caminhão convencional por um elétrico, a empresa deixa de emitir 19,3tCO2e por caminhão. 

Em outra frente, a companhia tem trabalhado para ter 90% de suas filiais consumindo energia por meio de fontes limpas até 2030. Atualmente, a empresa tem mais de 1.100 farmácias usando energia renovável. 

Com usinas operando em todas as regiões do país, dez estados foram inicialmente contemplados com essa inovação, mas a expansão para todo o território nacional está avançando. Desde o início do projeto a empresa evitou a emissão de 16.028 toneladas de CO2 na atmosfera, o que equivale a 114.400 árvores plantadas. 

Até 2030, a RD planeja levar o projeto de geração de energia renovável para 90% de suas farmácias, chegando assim a todos os estados do país. No projeto, estão contempladas a implantação de 68 usinas, sendo que 31 já estão funcionando e 37 estão em construção. Dentre as que ainda estão sendo construídas, estão usinas de geração fotovoltaica (solar), hidroelétricas de pequeno porte (PCH) e a base de biogás.