Empresas de e-commerce estão em busca de um relacionamento de longo prazo com seus clientes, algo que se assemelha às histórias de amor em Hollywood. No entanto, assim como nos filmes românticos, transformar esse sonho em realidade não é tarefa simples.
O desafio dos consumidores online
Em geral, consumidores online possuem tantas opções para compra, que muitas vezes sentem dificuldade em escolher a melhor. Além disso, o que esperam das marcas muda constantemente. Pesquisas recentes mostram que 2/3¹ dos compradores querem que as empresas compreendam as suas necessidades e desejos. E aquelas que acertam são bem recompensadas, com clientes pagando acima de 10%² por uma excelente prestação de serviço.
A solução: Grow – plataforma de mobile marketing da Upstream
Para melhorar a experiência dos clientes e superar suas expectativas, a Upstream apresenta o herói desta história, a Grow. A Grow é a uma plataforma de mobile marketing, projetada para impulsionar conversões por meio de mensagens automáticas, tornando as campanhas de marketing mais eficazes e aprimorando a experiência do cliente.
Mensagens automáticas para encantar:
As mensagens automáticas para celular são enviadas via SMS, WhatsApp, RCS e Viber em resposta direta às ações dos usuários. Com taxas de abertura incrivelmente altas de 98%³ e cerca de dois terços 58%⁴ dos consumidores desejando se comunicar com as marcas, as mensagens automáticas de celular oferecem um ROI de 12x, impulsionando o crescimento da base de clientes e melhorando a experiência do consumidor.
Quatro estratégias para conquistar clientes:
Aqui estão quatro maneiras de utilizar mensagens automáticas de celular para fazer com que os compradores se apaixonem pela sua marca:
1. Abordagem inicial
A primeira impressão é fundamental. Use a Grow para conquistar o cliente assim que ele acessar seu e-commerce, por meio de pop- ups automatize com uma mensagem de boas- vindas, dessa forma você cria uma boa interação com seu potencial cliente, de forma polida e dinâmica, podendo progredir para ofertas como cupons de desconto na primeira compra em troca de um contato como número de telefone.
2. Repense a recuperação de carrinho:
A perda de vendas devido a carrinhos abandonados é um desafio comum. Estima-se que isso custe às empresas de e-commerce um prejuízo de cerca de 4 trilhões de dólares por ano em faturamento. Investir em uma estratégia de mobile marketing inteligente, com um timing correto para envio é a melhor maneira de re-engajar clientes, o SMS como exemplo possui uma taxa de abertura de 98%⁶. Ao implementar o uso da automação de mobile marketing para lembrar os clientes que deixaram itens no carrinho, e os incentivando a concluir a compra, pode resultar na recuperação de até 17% dos carrinhos abandonados.
3. Mensagens de pós-venda automáticas:
Não se pode subestimar o impacto negativo na reputação das empresas de e-commerce que a não entrega do produto pode gerar. Certamente, essa situação representa a principal preocupação dos consumidores que fazem compras online⁷. No entanto, é possível prevenir esse cenário indesejado de forma simples, ao enviar notificações que mantenham os compradores informados sobre o status das entregas, permitindo-lhes ter uma ideia do tempo que precisam aguardar pelos seus pedidos. Ao permitir o envio de notificações com atualizações de envio, é possível construir confiança e lealdade com os consumidores.
4. Traga clientes de volta:
Após uma compra, é importante continuar a se relacionar com os clientes. A Grow pode monitorar a inatividade do cliente e criar estratégias de recuperação, enviando mensagens automatizadas no momento certo. Descontos personalizados e conteúdo relevante aumentam o valor das compras ao longo do tempo.
[1]What Are Customer Expectations, and How Have They Changed? – Salesforce
[2]Customers Will Pay More For This – Forbes
[3]RCS – The Breakthrough Tech in Customer Messaging – GSMA
[4] 2021 SMS Marketing Consumer Trends – Attentive
[5]How to Avoid Losing $4 Trillion to Abandoned Carts – Inc.
[6]RCS – The Breakthrough Tech in Customer Messaging – GSMA
[7] Data: What consumers hate about ecommerce in four charts – Retail Week