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Produtos de bem-estar e beleza são carinho em forma de presente nesse Natal

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Com famílias e amigos reunidos celebrando a união e a fraternidade, as festas de final de ano são sinônimo de comunhão e partilha. E tão tradicional quanto a Ceia de Natal é a troca de presentes. Prova disso é o fato dessa época do ano ser a mais importante data comemorativa para o varejo nacional, seja físico ou online.

RaiaDrogasil - produtos de bem-estar e beleza - Natal
(Imagem: Freepik)

Somente em 2022, o Natal movimentou mais de R$ 65 bilhões em todo o país, segundo dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Já para este ano, a entidade aponta para um crescimento de pelo menos 5% nas vendas em comparação ao período anterior. Se confirmado, será o maior avanço desde 2013, quando a alta foi de 4,9%. 

Independentemente do tamanho ou valor do mimo, presentear é também a materialização de sentimentos bastante aflorados nessa época do ano. Tanto que dentre os produtos mais vendidos estão os de beleza e perfumaria, que remetem diretamente às sensações de cuidado e de carinho. Segundo dados do instituto de pesquisas Kantar divulgados esse ano, a categoria se destaca dentre as principais opções de presenteáveis no Natal, ao lado de chocolates e panetones. No ano passado, as três somaram R$ 1,7 bilhão em presentes. 

O levantamento também revela que 18% do faturamento da cesta de higiene e beleza em dezembro é relativo a presentes, número que fica abaixo apenas da participação como presentes nas compras de Dia das Mães, com 25%. Em 2022, 9,7 milhões de pessoas ganharam presentes da categoria nessa época do ano. 

E-commerce ganha espaço 

E falando em tradição, outra que não muda é a de deixar as compras de presentes natalinos para a última hora. Pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a OfferWise divulgada em 2022, revela que 17,3 milhões de pessoas pretendem comprar os presentes apenas uma semana antes do Natal, o que corresponde a 14% dos consumidores que têm a intenção de presentear alguém neste fim de ano. 

Por outro lado, os consumidores também vão adquirindo novos hábitos. Embora as compras no comércio físico sigam fortes, o e-commerce vem aumentando sua participação nas vendas da data, reflexo da busca por mais conveniência e diversidade nas opções de compra. Segundo dados da ClearSale, no Natal de 2022 o e-commerce brasileiro faturou R$2,8 bilhões, o que representa alta de 6,2% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Nesse cenário, o marketplace da RD RaiaDrogasil, que soma mais de 100 mil produtos de saúde, bem-estar e beleza, possibilita ao cliente um leque de ofertas de produtos diversos e aos sellers a chance de atrair os consumidores para as compras natalinas em duas frentes: aqueles dispostos a adotar presentes mais afetivos e carinhosos e também os que procuram variedade de produtos a apenas alguns cliques de alcance, fugindo aglomerações e filas do comércio físico.