Procon-SP registrou 703 reclamações sobre a Black Friday
O Procon-SP recebeu 703 reclamações de consumidores que tiveram problemas nas compras ou contratações na Black Friday até a tarde de segunda-feira (29). A B2W — que inclui Americanas.com, Submarino, Shoptime, Sou Barato e Lojas Americanas — responde por 107 casos (15% das queixas) e a Via S/A (responsável pela Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.com), por 96 (14%).
As demandas mais recorrentes foram: atraso ou não entrega (174 reclamações, 25% do total); pedido cancelado após a finalização da compra (162 reclamações, 23% do total); mudança de preço ao finalizar a compra (79 ou 11%); maquiagem de desconto -- quando o desconto oferecido não é real (77 ou 11%); e produto ou serviço indisponível (75 ou 11%).
No site do órgão de defesa do consumidor, é possível ver as empresas com mais reclamações.
Nas redes sociais, o Procon-SP teve 457 consultas e pedidos de orientação sobre o tema.