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  Redação E-Commerce Brasil

MCC-ENET: e-commerce tem alta de 21,92% no faturamento de outubro

Terça-feira, 30 de novembro de 2021   Tempo de leitura: 5 minutos

O e-commerce brasileiro novamente teve alta no faturamento. Ao comparar os meses de outubro (2021 ante 2020), cresceu 21,92%. Seguindo na mesma base comparativa, as vendas do setor também expandiram: 19,03%. Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

“A penetração das compras online no varejo atingiu, na média de 2021, o maior índice do histórico desde 2018. Em 2020, ano afetado pelo confinamento devido à pandemia, esse índice médio tinha alcançado o valor recorde, até então, de 9,6%, uma mudança do patamar observado, pois em 2018 essa penetração foi de 4,8% e, em 2019, 5,7%. No período acumulado entre janeiro e setembro 2021, a penetração média foi de 12%, evidenciando que as compras online vieram para ficar no hábito de consumo do brasileiro”, afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da camara-e.net.

Vendas online

As compras realizadas pela internet se tornaram um hábito comum do consumidor e segue em evolução. Porém, quando o período de comparação é entre outubro e setembro, dessa vez, teve uma leve alta de 0,04%. O acumulado do ano registra variação positiva de 10,86%.

Quando a comparação do índice de vendas é por região, considerando a comparação entre outubro de 2021, com o mesmo mês do ano passado, o desempenho foi: Norte (32,33%); Nordeste (28,61%); Centro-Oeste (28,50%); Sul (21,99%); e Sudeste (15,03%).

Já no acumulado do ano, a configuração ficou assim: Centro-Oeste (27,78%); Norte (25,98%); Nordeste (22,28%); Sul (19,95%); e Sudeste (4,90%).

Faturamento do e-commerce

Já na composição do faturamento do e-commerce, quando a comparação foi entre outubro e setembro, nesse caso, teve uma queda de (−4,09%).

Os resultados por região, usando a base de comparação entre os meses de outubro deste ano com o ano passado, foram: Norte (32,63%); Nordeste (31,44%); Centro-Oeste (28,66%); Sul (21,05%); e Sudeste (18,35%).

No acumulado do ano, a configuração ficou da seguinte forma: Centro-Oeste (33,30%); Sul (29,67%); Nordeste (27,68%); Norte (24,61%); e Sudeste (11,67%).

E-commerce no comércio varejista

Em setembro de 2021, o e-commerce representou 12,2% do comércio varejista restrito (exceto veículos, peças e materiais de construção). No acumulado dos últimos 12 meses, nota-se que a participação do e-commerce no comércio varejista corresponde a 11,5%. Esse indicador foi feito a partir da última Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, divulgada no dia 11 de novembro.

Categorias

Em setembro 2021, a composição de compras realizadas pela internet, por segmento, ficou da seguinte forma: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (43,8%); móveis e eletrodomésticos (27,7%); e tecidos, vestuário e calçados (10,1%).

Na sequência, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (6,7%); outros artigos de usos pessoal e doméstico (5,7%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,8%); e, por último, livros, jornais, revistas e papelaria (2,3%). Esse indicador também utiliza a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE como base.

Consumidores online

Outra métrica avaliada pelo MCC-ENET revela que, no trimestre de julho a setembro de 2021, 16,7% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online.

Metodologia

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Neotrust | Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pela Neotrust | Movimento Compre & Confie.

Para conferir o estudo completo, acesse https://www.mccenet.com.br/

Leia também: Vendas do comércio físico brasileiro caem 1,8% no final de semana da Black Friday, revela Serasa Experian

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