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52% das empresas acredita estar preparada para prevenir fraudes, mostra pesquisa

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Pesquisa realizada com profissionais do e-commerce mostra as principais dificuldades com relação à prevenção de fraudes. Feita pela Elo em parceria com o E-Commerce Brasil, a pesquisa mostra que 44% dos profissionais acreditam que os altos índices de fraude são o seu maior problema com relação à autorização e à prevenção a fraudes.

Podendo responder mais de uma alternativa, 40% afirmaram que a maior dificuldade está atrelada ao risco da imagem da empresa. 

Em proporções menores, os respondentes assinalaram: 

  • 28% balanço risco vs recompensa;
  • 24% riscos legais;
  • 24% baixos índices de autorização;
  • 24% altos índices de chargeback;
  • 20% atrito com o cliente.

Apesar disso, 52% dos respondentes afirmaram que acreditam que suas empresas estão preparadas para prevenir fraudes. 

32%, no entanto, consideram-se pouco preparadas para prevenir fraudes e apenas 12% se considera muito preparada para tal. 4% afirmaram não saber avaliar. 

Autenticação 3DS 2.0

48% dos respondentes afirmou não estar familiarizado com o protocolo de autenticação  3DS 2.0.

Além disso:

  • 16% diz não querer implantar o modelo;
  • 16% pretende implantar o protocolo até 2022;
  • 12% pretende implantá-lo ainda em 2021;
  • 8% afirmou já estar usando o protocolo. 

Utilidade

40% dos respondentes acreditam que o protocolo  3DS 2.0 terá utilidade na redução das fraudes do e-commerce. Podendo responder mais de uma alternativa, 24% mencionou o aumento das conversões, enquanto 28% está apostando na habilitação de novos produtos no e-commerce, como uma maior facilidade de usar o débito para compras online. 

Atualmente

Quando perguntados sobre qual a opção que mais se aproximava da realidade de sua empresa na hora de mitigar riscos com os testes massivos de cartões, 40% afirmou já ter uma ferramenta instalada para tal. 

28% pretende implantar uma solução ou ferramenta para tal. Na faixa dos 12% houve duas respostas: a empresa está no processo de implantação e usa Recaptcha ou similar.

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