O consumidor tem pressa não apenas para receber o produto, mas também para ser respondido nos canais de comunicação dos marketplaces. Uma mensagem de SAC não respondida, ou até mesmo que aguarde algumas horas, é um forte risco de abertura de reclamações. Consequentemente, a reputação do seller fica ameaçada.
No Mercado Livre, um dos marketplaces que trabalham com níveis de reputação de sellers, essa questão da demora no SAC fica ainda mais crítica. Mesmo que o seller deixe um aviso pedindo para que, caso algum problema aconteça, o cliente mande mensagem ao invés de abrir direto uma reclamação, é comum que isso aconteça pela ansiedade do consumidor de ver seu problema resolvido.
Para a maioria dos sellers, é inviável ter um atendimento 24h. E certas dúvidas pedem a atenção de um atendente humano. Foi pensando em como contornar esse problema que surgiu a funcionalidade de Mensagem de Ausência.
Como funciona a Mensagem de Ausência?
A Mensagem de Ausência pode ser programada para o envio automático sempre que um cliente entrar em contato e não houver atendente disponível. Ela diminui consideravelmente a abertura de reclamações e mediações , pois acolhe o cliente ansioso e o orienta sobre o horário de trabalho da equipe. Essa ação tranquiliza o cliente e o deixa confortável para esperar um contato.
Essa funcionalidade foi lançada pelo Predize, uma plataforma de SAC para quem vende em marketplaces, e já está sendo usada pelos sellers. A percepção geral é de um relacionamento muito mais saudável com os clientes: mesmo que optem por continuar deixando mensagens, sabem em qual faixa de horário serão respondidos, e não recorrem de imediato à abertura de reclamações.
Para saber mais sobre a funcionalidade de Mensagem de Ausência, e outras novidades que trazem praticidade ao atendimento em marketplaces, conheça o Predize!
Leia também: Appétit Delivery apresenta modelo que evita desperdício de comida