Logo E-Commerce Brasil

Pix por aproximação entra em operação no próximo dia 28

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

A partir de 28 de fevereiro, o Pix ganhará uma nova funcionalidade que permitirá pagamentos por aproximação ou biometria, eliminando a necessidade de acessar o aplicativo do banco. A novidade promete tornar as transações mais rápidas e pode impulsionar ainda mais o uso do sistema, especialmente no comércio físico e online, ampliando sua competitividade em relação a cartões de crédito, débito e dinheiro em espécie.

E-commerce se beneficiará com Pix Automático
(Imagem: Divulgação/Banco Central)

Com a atualização, os usuários poderão incluir o Pix em carteiras digitais e efetuar pagamentos aproximando o celular da maquininha, assim como já acontece com cartões e outros meios digitais. No ambiente online, as compras poderão ser finalizadas com um clique, sem necessidade de QR Code ou do sistema “Pix Copia e Cola”.

A funcionalidade estava sendo testada desde novembro em um programa piloto com participação de grandes bancos, instituições de pagamento e carteiras digitais. Com o lançamento oficial, espera-se que o recurso seja adotado por diversos setores, incluindo varejo e serviços.

Embora a implementação do Pix por aproximação seja obrigatória para os bancos, a oferta da funcionalidade nos aplicativos e sua aceitação nas maquininhas será opcional. A tendência, no entanto, é que a concorrência entre instituições financeiras estimule a adesão ao novo sistema. O Banco Central recomenda que os clientes consultem seus bancos para verificar a disponibilidade do recurso.