A partir de hoje (16), o Pix Automático entra em operação. A nova funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central foi criada para facilitar o pagamento de contas recorrentes, como mensalidades, assinaturas, taxas de condomínio e serviços essenciais. O novo recurso será gratuito para os consumidores, mas exigirá contratação por parte das empresas interessadas.

Para os pequenos negócios, a adesão ao Pix Automático deve ser feita junto às instituições financeiras e, conforme o banco, pode estar disponível via canais digitais ou agências físicas. O valor cobrado pela funcionalidade é informado no momento da contratação. Como medida de segurança contra fraudes, apenas empresas com mais de seis meses de atividade poderão oferecer essa forma de pagamento.
Vantagens do recurso
Segundo o Banco Central, o Pix Automático tem potencial para substituir modelos tradicionais como boletos e débito automático, com menor custo operacional. Diferentemente do débito automático, que exige convênios com cada instituição financeira, o novo recurso permitirá que empresas recebam pagamentos recorrentes de clientes com conta em qualquer banco.
“O Pix é a modalidade preferida por quase metade dos microempreendedores individuais (48%) e já responde por 51% ou mais do faturamento de muitas empresas”, destacou Décio Lima, presidente do Sebrae. Ele também enfatizou que a adoção da tecnologia representa um movimento irreversível, que fortalece os pequenos negócios, amplia oportunidades e contribui para a geração de empregos.
De acordo com a 9ª edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios do Sebrae, 94% dos empreendedores já utilizam o Pix para receber pagamentos, e 81% o consideram a principal forma de movimentação financeira no dia a dia. Entre os benefícios apontados pelos entrevistados estão agilidade (89%), redução de custos (76%), facilidade de conciliação (63%) e diminuição da inadimplência (54%).
Como vai funcionar?
De acordo com o Banco Central, o Pix Automático simplifica o processo de pagamentos recorrentes, permitindo que eles sejam realizados de forma automática. O pagador precisa autorizar a operação apenas uma vez, sem a necessidade de repetir a ação a cada nova cobrança. Isso traz mais praticidade e comodidade para o dia a dia.
- A empresa, como sua academia, a escola do seu filho ou um serviço de streaming, pode disponibilizar o Pix Automático como opção de pagamento pelos seus produtos ou serviços.
- O pagador autoriza o uso do Pix Automático e estabelece condições, como o valor máximo de cada cobrança e se deseja utilizar ou não a linha de crédito.
- Em datas próximas ao vencimento, a empresa envia a solicitação de cobrança ao banco do pagador.
- O banco agenda o pagamento e notifica o pagador, que pode verificar as informações no aplicativo da conta antes da realização do débito.
- Na data combinada, o banco realiza o pagamento conforme os parâmetros definidos na autorização prévia.