O pagamento através do Pix foi um grande sucesso na última Black Friday, movimentando um total de R$ 67 milhões, segundo Fiserv. Além do mais, de acordo com pesquisa da empresa Asaas que avaliou mais de 130 mil clientes, houve um aumento superior a 1.400% nas transações dessa modalidade entre 21 e 27 de novembro.
Hoje em dia, a modalidade de pagamento instantâneo possui 155,8 milhões de usuários cadastrados – sendo pessoas e empresas. No e-commerce a aceitação é de 100%, empatando somente com o cartão de crédito.
Não ficando para trás, o boleto aparece como o segundo modo de pagamento mais utilizado apresentando um aumento de 42%, segundo a Asaas.
Considerando o total de transações criadas, o número aumenta 325% quando comparado com 2022. De acordo com a empresa, isso evidencia um mercado cada vez mais aquecido.
Cristiano Maschio, diretor da fintech Qesh e especialista em pagamentos, explica: “a adesão maciça evidencia a preferência dos consumidores por transações rápidas e eficientes no comércio eletrônico”.
Em 2023, o volume total de pagamentos (TPV) de 130 mil consumidores cresceu 360%, atingindo mais de R$ 88 milhões. Em 2022, para uma média de 90 mil clientes, o TPV ficou em R$ 19 milhões.
“O Pix surge como alternativa ágil e segura, impulsionando a fluidez das transações durante períodos intensos de promoções”, defende Maschio.
Avaliando o número de transações instantâneas de pessoas para empresas (P2B), o Pix representa aproximadamente 14% (R$ 4,9 bilhões) do valor total transferido no comércio eletrônico. A porcentagem é resultado dos dados da plataforma Hora a Hora, da Neotrust em parceria com a ClearSale.
Finalizando, o executivo ainda comenta acerca da importância do pagamento instantâneo para lojistas. “A operação via Pix apresenta custos menores do que taxas associadas às transações de cartão de débito e crédito, que chegam a 5%. Isso pode resultar em economias significativas para comerciantes”.