Pinterest vê ganhos ameaçados por concorrência no 1º tri
Apesar de registrar receita de US$ 575 milhões, superando em US$ 2 milhões a expectativa para o índice, o Pinterest ainda se vê ameaçado pela competição com o TikTok. A ascensão da mídia social chinesa, principalmente quando se trata de comércio social, está superando a natureza do aplicativo e tomado lugar no imaginário do usuário.
O comum, no momento, é comentar sobre algo que o TikTok motivou o usuário a comprar, apesar do Pinterest ter contribuído de forma direta para isso com seu estilo pinboard. De acordo com a companhia, esse é um desafio a ser superado para estabelecer-se como destino para a próxima geração de compradores online.
Portanto, mesmo com a subida no sarrafo com a receita gerada nos três primeiros meses de 2022, o declínio de usuários é o que preocupa o Pinterest. A empresa informou que seus usuários ativos mensais globais diminuíram 9% em relação ao mesmo período do ano passado, para 433 milhões no trimestre, abaixo das expectativas de 437,9 milhões.
Mas o Pinterest também afirmou que sentiu os impactos do menor tráfego de pesquisa e do “tempo gasto pelas pessoas em plataformas competitivas”. Enquanto o primeiro foi atribuído a um ajuste do algoritmo de busca do Google no trimestre, o segundo foi mais uma referência indireta ao TikTok e aplicativos adjacentes.