Panorama de Marketing, primeira pesquisa do setor no Brasil, é lançada pela RD Station em parceria com TOTVS, TALLOS, Exact Sales e Lexos. Contando com respostas de mais de 1.600 profissionais da área, a pesquisa fornece um panorama geral sobre o segmento.
A nova pesquisa “traz uma profunda compreensão das tendências e dinâmicas atuais do mercado nacional, fornecendo insights valiosos para as estratégias futuras das empresas, e analisa diversos aspectos do dia a dia dos profissionais” afirma Bernardo Brandão, CMO (Diretor de Marketing do Ofício) da RD Station.
As principais estratégias
Com 73% de adesão, Inteligência Artificial é destaque e classificada como a estratégia mais importante para promover um aumento da produtividade nos próximos anos nas operações de marketing.
O estudo revela que 59% dos respondentes já utilizam o Chat GPT em seu dia a dia.
“Identificamos a ascensão de novos canais, ferramentas e tendências, como a IA, trazendo a necessidade de abraçar abordagens inovadoras para alcançar públicos diversificados”, detalha o diretor de marketing.
Outro ponto de atenção, levantado pelo estudo, demonstra que somente 25% das empresas bateram suas metas de marketing em 2022. Portanto, Brandão acredita que o maior desafio para 2023 é aumentar a demanda das vendas, com uma taxa de 34% de concordância dos entrevistados.
Dentre as empresas, a estratégia Inbound Marketing – uma forma de publicidade online – é a mais privilegiada, com 45% afirmando que desejam expandir sua presença digital e melhorar seus relacionamentos com os consumidores.
Porém, como principal destaque negativo treinamentos, consultorias, Engenharia e Indústria geral representam mais da metade, com 63%, das dificuldades de análises e rotinas. Seguidos pelo varejo, representando 60%.
Meios de divulgação
Sem deixar os canais de lado, a pesquisa detalha que o WhatsApp é o principal meio de promover produtos e serviços. Em números isso representou 72% no atendimento comercial e formalização de vendas e 55% no pós-venda.
Entretanto, representando ainda uma maioria (85%) das marcas faz uso das redes sociais no desenvolvimento de estratégias personalizadas, sendo Tik Tok e Instagram os principais exemplos.
Acerca do estudo, Bernardo finaliza: “percebemos ainda oportunidades em estratégias ainda pouco exploradas, como a Inteligência Artificial, para que esse contato com o cliente seja mais humano e customizado”.