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Pesquisa inédita avalia estratégias e canais mais relevantes na área de marketing

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Mulher realizando entrevista com caderno e microfones
Imagem: reprodução

Panorama de Marketing, primeira pesquisa do setor no Brasil, é lançada pela RD Station em parceria com TOTVS, TALLOS, Exact Sales e Lexos. Contando com respostas de mais de 1.600 profissionais da área, a pesquisa fornece um panorama geral sobre o segmento.

A nova pesquisa “traz uma profunda compreensão das tendências e dinâmicas atuais do mercado nacional, fornecendo insights valiosos para as estratégias futuras das empresas, e analisa diversos aspectos do dia a dia dos profissionais” afirma Bernardo Brandão, CMO (Diretor de Marketing do Ofício) da RD Station.

As principais estratégias

Com 73% de adesão, Inteligência Artificial é destaque e classificada como a estratégia mais importante para promover um aumento da produtividade nos próximos anos nas operações de marketing.

O estudo revela que 59% dos respondentes já utilizam o Chat GPT em seu dia a dia.

“Identificamos a ascensão de novos canais, ferramentas e tendências, como a IA, trazendo a necessidade de abraçar abordagens inovadoras para alcançar públicos diversificados”, detalha o diretor de marketing.

Outro ponto de atenção, levantado pelo estudo, demonstra que somente 25% das empresas bateram suas metas de marketing em 2022. Portanto, Brandão acredita que o maior desafio para 2023 é aumentar a demanda das vendas, com uma taxa de 34% de concordância dos entrevistados. 

Dentre as empresas, a estratégia Inbound Marketing – uma forma de publicidade online – é a mais privilegiada, com 45% afirmando que desejam expandir sua presença digital e melhorar seus relacionamentos com os consumidores. 

Porém, como principal destaque negativo treinamentos, consultorias, Engenharia e Indústria geral representam mais da metade, com 63%, das dificuldades de análises e rotinas. Seguidos pelo varejo, representando 60%.   

Meios de divulgação

Sem deixar os canais de lado, a pesquisa detalha que o WhatsApp é o principal meio de promover produtos e serviços. Em números isso representou 72% no atendimento comercial e formalização de vendas e 55% no pós-venda. 

Entretanto, representando ainda uma maioria (85%) das marcas faz uso das redes sociais no desenvolvimento de estratégias personalizadas, sendo Tik Tok e Instagram os principais exemplos.

Acerca do estudo, Bernardo finaliza: “percebemos ainda oportunidades em estratégias ainda pouco exploradas, como a Inteligência Artificial, para que esse contato com o cliente seja mais humano e customizado”.