Com o aumento da demanda dos supermercados, também houve alteração na cadeia de abastecimento como um todo. Por isso, setores da indústria precisaram se reinventar durante a pandemia com uso da tecnologia. “Não tem sentido falar que o mundo está mudando porque ele já mudou. A Covid-19 acelerou tendências e movimentos que sabíamos que estavam acontecendo. Estamos em uma dinâmica que dificilmente voltará ao que era antes”, aposta Patrícia Amaro, Chief Digital Officer da Unilever Espanha.
Segundo a executiva, que participou do Grocery&Drinks na quinta-feira (22), olhando para o cenário de 2020, é fácil identificar as empresas que olharam as tendências e se preparam de alguma maneira. “Na Espanha, a Amazon cresceu mais de 500% durante o lockdown. Os que viram algo muito longe da realidade se encontraram em situação complicada”, relata.
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Tecnologia para mudar
De acordo com a executiva, a tecnologia é fator fundamental para a digitalização das empresas, tão iminente em tempos de pandemia. “Sem dúvida a tecnologia proporciona as mudanças, mas ela é um meio. Um erro comum é quando colocam a tecnologia como fim ou solução. Ela é um meio de fazer as coisas que sempre fizemos”.
“Nós, humanos, continuamos com necessidades principais, como comida, segurança e relações. O que mudou foi a forma de fazer isso. Eu posso ter a tecnologia para preparar um alimento, por exemplo. Da mesma forma, as necessidades da indústria continuam as mesmas: vender e crescer. Se antes dependíamos de um mercadinho para abastecer a despensa, agora o e-commerce possibilita o abastecimento de forma mais eficiente”, pontua Amaro.
E é nesta linha de atender demandas de outras formas que a indústria precisa se adaptar aos novos modelos, segundo a executiva. “A Unilever tem uma plataforma separada focada em pequenos varejistas e prestação de serviço para outras indústrias menores. Com a evolução do modelo, surgiu a oportunidade de oferecer também um chatbot para dar suporte aos vendedores”, exemplifica.
Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil
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