Embora páscoa seja sinônimo de chocolate, uma parcela significativa dos consumidores vem incluindo novos elementos a essa tradição. São pessoas que por restrições na dieta ou por buscarem opções mais saudáveis de alimentação passam longe de ingredientes como açúcar, leite ou gordura hidrogenada, que estão na receita da maioria dos produtos que celebram a data.
Segundo o IBGE, 65,6 milhões de brasileiros têm ou adotam alguma restrição alimentar. São veganos, vegetarianos, pessoas com intolerância à lactose e ao glúten, e diabéticos, dentre outros. Soma-se a isso o aumento da preocupação da população em geral com a qualidade da alimentação. Até 2025, de acordo com dados da Euromonitor International, o mercado de alimentos saudáveis deve crescer 27% no mundo.
Esses números se traduzem em uma excelente oportunidade para que empresas voltadas para o nicho de alimentos especiais aproveitem a páscoa para potencializar as vendas, ainda mais se esses sellers estiverem em marketplaces voltados para produtos de saúde e bem-estar. De acordo com Mariana Mantovani, gerente do marketplace RD Saúde, a procura por alimentos saudáveis na plataforma vem crescendo ano a ano, inclusive na Páscoa.
Juntamente com a procura, crescem também as exigências dos consumidores. Por isso, os sellers precisam estar bem-preparados para atender esse público. “Nossa orientação é que tragam sempre variedade, pois o foco é atingir os mais variados perfis. Além disso, os consumidores veganos, vegetarianos ou que adotam dietas restritivas estão cada vez mais atentos à qualidade dos produtos e buscando por opções mais saborosas”, alerta Mariana Mantovani.
A marca Mundo Verde, parceira do marketplace da RD Saúde, foca nessa variedade aliada aos lançamentos para a data. “A páscoa é uma das datas mais importantes para nós. Por isso, sempre buscamos diferenciais, seja zero açúcar, zero lactose ou maior concentração de proteínas, por exemplo. Temos hoje o maior portfólio de produtos saudáveis do mercado e, aliados à RD Saúde, somos capazes de apresentá-los a mais pessoas”, relata André Piovesana, gerente de estratégias da marca.
Vegana há 3 anos, a especialista em melhoria contínua Paola Ramos Afonso comemora o aumento da oferta de alimentos sem produtos de origem animal na composição, o que permite que não renuncie a um chocolate – vegano – na Páscoa. “Nos supermercados, principalmente em grandes centros, como São Paulo, encontramos variedade não só de produtos, mas inclusive de marcas. Já em cidades menores, o comércio local não oferece tantas opções, o que torna a compra por meio dos canais digitais uma excelente opção”, destaca.
Já a analista de marketplace Graziela de Magalhães Azevedo, que não come carne e só consome leite e ovos eventualmente, lembra da importância de as marcas fidelizarem os clientes por meio da qualidade dos produtos. A propaganda nesse setor costuma ser boca a boca. “Temos muitos grupos nas redes sociais em que pessoas vegetarianas e veganas trocam informações e dicas sobre marcas e produtos. Isso fortalece, inclusive, os pequenos empreendedores. E somos um público bastante fiel quando encontramos opções de real qualidade”.
Manter uma alimentação saudável sem abrir mão do sabor é prioridade para um número cada vez maior de brasileiros. Por isso, é importante estar atento às oportunidades que o calendário traz. O consumidor que o seller souber conquistar em datas especiais como a páscoa, pode se tornar um cliente fiel durante o ano todo.