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PagBank: quais as vantagens da API de validação e armazenamento de cartões para seu negócio

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Mulher e homem mexendo no celular
Imagem: reprodução

O PagBank está lançando uma solução para quem recebe pagamentos com cartão de crédito: a API de validação e armazenamento, a união de vários benefícios em uma só integração! É mais simplicidade na verificação e arquivamento dos dados de cartão.

Agora, não é preciso realizar uma transação de baixo valor para comprovar a validade do cartão. Com a funcionalidade “Zero Dollar”, é possível realizar a verificação sem gerar essa cobrança. O que resulta em uma melhor experiência para o consumidor e segurança para o empreendedor.

Veja abaixo como a API de validação e armazenamento do PagBank beneficia lojistas e ajuda a fidelizar clientes.

O que é a API de validação e armazenamento de cartões?

É um recurso que autentica os dados do cartão para garantir que eles estão corretos, são válidos e podem ser guardados para compras futuras. Tanto no cofre de cartões do PagBank, quanto no cofre utilizado pelo negócio.

É comum que esses dois processos – validação e armazenamento – sejam feitos em fluxos diferentes, obrigando o empreendedor a fazer duas integrações. Com a solução oferecida pelo PagBank, uma única API é responsável pelas duas funções.

Por que fazer a integração com a API?

O principal benefício dessa funcionalidade é a simplificação do fluxo sem impactar na experiência do cliente.

Olhando sob a ótica do lojista, a integração proporciona uma experiência de pagamento eficiente e confiável. Além disso, reduz erros de digitação e riscos de fraudes. Com foco na fidelização e experiência do usuário, a API facilita as compras recorrentes, conhecidas como “Compre com 1 clique” e reduz o abandono de carrinhos. Essencial para o crescimento da empresa!

Os consumidores também têm uma maior sensação de segurança, já que os dados financeiros ficam protegidos contra acesso não autorizado. Mas não é só isso! A API possui tecnologia de verificação sem afetar o limite do cartão de crédito e torna os processos de compra ainda mais rápidos, o que traz maior satisfação e aumenta a chance de fidelização!

API de validação e armazenamento do PagBank foi projetada para atender a critérios de proteção rigorosos, incluindo a conformidade com o Padrão de Segurança de Dados do Setor de Cartões de Pagamento (PCI DSS).

Para quem a API do PagBank está disponível?

Essa funcionalidade é útil para todos os negócios que trabalham com vendas feitas por cartão de crédito. Já que todos eles precisam validar a veracidade das informações para aumentar a segurança das vendas. 

Mas para quem trabalha com pagamentos recorrentes, ou quer melhorar a experiência do consumidor, ela pode ser ainda mais benéfica. Com essa solução, é possível armazenar os dados do cartão no sistema. E, assim, fazer cobranças automáticas, como assinaturas mensais e permitir compras com 1 clique. 

Estratégias que tornam o processo de compra mais ágil e seguro, deixando o cliente mais feliz.

Como utilizar a tecnologia de validação e armazenamento do PagBank?

A API do PagBank está disponível nas soluções de venda da empresa, como Checkout TransparentePagamento Recorrente e plataformas parceiras do PagBank. Para isso, é preciso seguir a documentação de integração.

A tecnologia está disponível para transações com os cartões de crédito das seguintes bandeiras:

– Mastercard;

– Visa;

– Elo;

– Hipercard;

– Hiper.

Processo de Validação e Armazenamento com o PagBank

Todo o processo é bem rápido e acontece assim que o cliente faz o pagamento. Funciona assim:

1. Os dados são encaminhados para o PagBank de duas formas:

– Envio de dados de cartão de crédito abertos. Esse modo é exclusivo do vendedor PCI Compliance;

– Caso não seja PCI Compliance, as informações precisarão ser criptografadas no navegador do comprador antes de serem enviadas;

2. A empresa confirma a autenticidade do cartão junto à bandeira. Para isso, é usado o sistema “Zero Dollar”, que não gera cobrança na fatura;

3. Se a resposta da bandeira for positiva, é feito o armazenamento. Em caso de negativa, o sistema retorna uma mensagem de erro ao integrador;

4. Se o processo ocorrer sem problemas, o lojista receberá um token para ser usado no lugar do cartão nos próximos pagamentos.

Estratégias do negócio em que a API do PagBank pode ser utilizada

Como mencionado acima, há situações em que o uso de uma API de validação e armazenamento, como a do PagBank, pode gerar contentamento e fidelização. Veja abaixo:

Compras One-click buy

Quando o cartão já está salvo no site, o usuário não precisa repetir as informações a cada nova transação. Basta escolher os produtos que deseja e clicar em finalizar para efetuar a compra.

Dessa forma, o consumidor tem uma experiência mais agradável, e o empreendedor, uma menor taxa de abandono de carrinho.

Períodos de teste (trial)

Dar um tempo para o cliente experimentar o produto ou serviço gratuitamente pode aumentar a confiança do usuário e o número de conversões. Em geral, para ter essa licença de teste, é preciso cadastrar um cartão antecipadamente.

Usando a API de validação e armazenamento do PagBank, as informações já ficam salvas para a primeira cobrança, tornando todo o processo de compra mais rápido e simplificado.

Garantia de pagamentos

Com a API, o vendedor pode oferecer aos compradores a opção de reservar um item e efetuar o pagamento presencialmente. Isso porque existe a possibilidade de usar a funcionalidade de pré-autorização.

Neste caso, uma cobrança é aprovada temporariamente, como uma “reserva”. Mas a conclusão só acontece quando o cliente vai à loja.

API de Validação e Armazenamento do PagBank oferece mais segurança e praticidade. Duas importantes etapas reunidas em uma só solução!.