O PagBank está lançando uma solução para quem recebe pagamentos com cartão de crédito: a API de validação e armazenamento, a união de vários benefícios em uma só integração! É mais simplicidade na verificação e arquivamento dos dados de cartão.
Agora, não é preciso realizar uma transação de baixo valor para comprovar a validade do cartão. Com a funcionalidade “Zero Dollar”, é possível realizar a verificação sem gerar essa cobrança. O que resulta em uma melhor experiência para o consumidor e segurança para o empreendedor.
Veja abaixo como a API de validação e armazenamento do PagBank beneficia lojistas e ajuda a fidelizar clientes.
O que é a API de validação e armazenamento de cartões?
É um recurso que autentica os dados do cartão para garantir que eles estão corretos, são válidos e podem ser guardados para compras futuras. Tanto no cofre de cartões do PagBank, quanto no cofre utilizado pelo negócio.
É comum que esses dois processos – validação e armazenamento – sejam feitos em fluxos diferentes, obrigando o empreendedor a fazer duas integrações. Com a solução oferecida pelo PagBank, uma única API é responsável pelas duas funções.
Por que fazer a integração com a API?
O principal benefício dessa funcionalidade é a simplificação do fluxo sem impactar na experiência do cliente.
Olhando sob a ótica do lojista, a integração proporciona uma experiência de pagamento eficiente e confiável. Além disso, reduz erros de digitação e riscos de fraudes. Com foco na fidelização e experiência do usuário, a API facilita as compras recorrentes, conhecidas como “Compre com 1 clique” e reduz o abandono de carrinhos. Essencial para o crescimento da empresa!
Os consumidores também têm uma maior sensação de segurança, já que os dados financeiros ficam protegidos contra acesso não autorizado. Mas não é só isso! A API possui tecnologia de verificação sem afetar o limite do cartão de crédito e torna os processos de compra ainda mais rápidos, o que traz maior satisfação e aumenta a chance de fidelização!
A API de validação e armazenamento do PagBank foi projetada para atender a critérios de proteção rigorosos, incluindo a conformidade com o Padrão de Segurança de Dados do Setor de Cartões de Pagamento (PCI DSS).
Para quem a API do PagBank está disponível?
Essa funcionalidade é útil para todos os negócios que trabalham com vendas feitas por cartão de crédito. Já que todos eles precisam validar a veracidade das informações para aumentar a segurança das vendas.
Mas para quem trabalha com pagamentos recorrentes, ou quer melhorar a experiência do consumidor, ela pode ser ainda mais benéfica. Com essa solução, é possível armazenar os dados do cartão no sistema. E, assim, fazer cobranças automáticas, como assinaturas mensais e permitir compras com 1 clique.
Estratégias que tornam o processo de compra mais ágil e seguro, deixando o cliente mais feliz.
Como utilizar a tecnologia de validação e armazenamento do PagBank?
A API do PagBank está disponível nas soluções de venda da empresa, como Checkout Transparente, Pagamento Recorrente e plataformas parceiras do PagBank. Para isso, é preciso seguir a documentação de integração.
A tecnologia está disponível para transações com os cartões de crédito das seguintes bandeiras:
– Mastercard;
– Visa;
– Elo;
– Hipercard;
– Hiper.
Processo de Validação e Armazenamento com o PagBank
Todo o processo é bem rápido e acontece assim que o cliente faz o pagamento. Funciona assim:
1. Os dados são encaminhados para o PagBank de duas formas:
– Envio de dados de cartão de crédito abertos. Esse modo é exclusivo do vendedor PCI Compliance;
– Caso não seja PCI Compliance, as informações precisarão ser criptografadas no navegador do comprador antes de serem enviadas;
2. A empresa confirma a autenticidade do cartão junto à bandeira. Para isso, é usado o sistema “Zero Dollar”, que não gera cobrança na fatura;
3. Se a resposta da bandeira for positiva, é feito o armazenamento. Em caso de negativa, o sistema retorna uma mensagem de erro ao integrador;
4. Se o processo ocorrer sem problemas, o lojista receberá um token para ser usado no lugar do cartão nos próximos pagamentos.
Estratégias do negócio em que a API do PagBank pode ser utilizada
Como mencionado acima, há situações em que o uso de uma API de validação e armazenamento, como a do PagBank, pode gerar contentamento e fidelização. Veja abaixo:
Compras One-click buy
Quando o cartão já está salvo no site, o usuário não precisa repetir as informações a cada nova transação. Basta escolher os produtos que deseja e clicar em finalizar para efetuar a compra.
Dessa forma, o consumidor tem uma experiência mais agradável, e o empreendedor, uma menor taxa de abandono de carrinho.
Períodos de teste (trial)
Dar um tempo para o cliente experimentar o produto ou serviço gratuitamente pode aumentar a confiança do usuário e o número de conversões. Em geral, para ter essa licença de teste, é preciso cadastrar um cartão antecipadamente.
Usando a API de validação e armazenamento do PagBank, as informações já ficam salvas para a primeira cobrança, tornando todo o processo de compra mais rápido e simplificado.
Garantia de pagamentos
Com a API, o vendedor pode oferecer aos compradores a opção de reservar um item e efetuar o pagamento presencialmente. Isso porque existe a possibilidade de usar a funcionalidade de pré-autorização.
Neste caso, uma cobrança é aprovada temporariamente, como uma “reserva”. Mas a conclusão só acontece quando o cliente vai à loja.
A API de Validação e Armazenamento do PagBank oferece mais segurança e praticidade. Duas importantes etapas reunidas em uma só solução!.