Logo E-Commerce Brasil

Por uma nova forma de pagar: as inovações da Elo no mercado brasileiro de benefícios

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

A primeira palestra do Congresso Grocery&Drinks 2023 começou com Pedro Cardoso, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Elo, que mencionou a importância de um evento de Grocery para explicar o que a Elo tem feito e como esse mercado irá evoluir.

Criada há quase 12 anos, a Elo é uma bandeira de cartões 100% brasileira que busca desenvolver soluções de pagamento para os brasileiros. No país, há mais de 8,9 milhões de estabelecimentos que aceitam a bandeira. E em diálogo com as transformações digitais que o mercado vem experimentando, a Elo está se adaptando e se transformando em uma plataforma de tecnologia para conectar comprador e vendedor. 

Crescimento e mudanças do mercado de alimentos

O palestrante apontou que, uma das razões dessas transformações, foi a evolução muito rápida do mercado de benefícios, além das grandes mudanças do contexto regulatório no mercado de pagamentos e de benefícios. Como no caso da indústria de alimentos, que cresceu 14,3% nas vendas de 2022 comparado a 2021, o aumento de quase 40% na quantidade de pedidos online em 2021 e o crescimento de 70% na busca dos brasileiros pelas compras online no período da pandemia.

Diante desse contexto, o que deveria ser feito? A modernização do setor de benefícios para o trabalhador ocorrida em 2021 no PAT (Programa de Alimentação ao Trabalhador) criado em 1970, foi fundamental para uma remodelação dos negócios. O mercado de benefícios possui um potencial financeiro de 150 bilhões, o que o torna um setor acirrado. 

Uma das grandes mudanças implementadas foi a ampliação da rede de aceitação dos benefícios, que passaram de fechadas a contar com a possibilidade de ser aceitas em novos lugares, além da entrada mais simples de novos emissores. Assim, os cartões de benefício começaram a ser aceitos em novos lugares, sendo aceitos também no online, digitalizando a forma de pagamento. 

Antes, existia um desafio para credenciar todos os estabelecimentos que aceitariam o benefício, dificultando sua aceitação em todos os estabelecimentos. Agora, o arranjo é feito com base na forma de pagamento definida, além das condições de efetuar esse pagamento, permitindo uma competição entre tecnologia e experiencia do portador, uma ampla rede de aceitação. 

Novas soluções: Elo voucher

Cardoso apontou como o Elo voucher trouxe uma solução como um arranjo de diversos benefícios focado em programas de alimentação, refeição, cultura e transporte. Sujeito a regulamentações diferentes e segmentado da melhor forma para as empresas-alvo dos produtos com crédito e débito nas formas de pagamento. 

Para os estabelecimentos comerciais, uma das vantagens de aceitar o Elo voucher proporciona é a atração de novos clientes, novas formas de pagamento e uma melhor experiência de venda. Já para os usuários finais, a liberdade de escolha, facilidade de uso, junção de diversos saldos no mesmo cartão e a experiencia melhorada pela possibilidade de escolher várias formas de pagamento contam como fatores positivos.

Desenvolver experiência e tecnologia, adotar a pluralidade nas opções de pagamento e de compra, aliada às informações sobre os clientes, são fatores que incentivam a evolução do e-commerce e o mercado de alimentos e bebidas, o palestrante comenta