De acordo com o estudo NuvemCommerce, divulgado esta semana pela Nuvemshop, 2025 é e será um ano de muita resolução para quem atua no e-commerce. O levantamento mostra que 77% dos varejistas que vendem online estão confiantes no crescimento de suas lojas ao longo do ano.

Os segmentos mais otimistas incluem viagens (100%), pet (92%), saúde e beleza (83%) e moda (80%).
Segundo Vitor Peçanha, diretor de marketing da Nuvemshop Next – plataforma dedicada a e-commerces com faturamento superior a R$ 100 mil –, esse otimismo é reflexo do crescimento do setor no ano passado.
“Em 2024, as PMEs no e-commerce registraram R$ 4,7 bilhões em vendas, o que representou um aumento de 42% em relação ao ano anterior. Com mais de 19 milhões de produtos vendidos e uma previsão de 94 milhões de novos consumidores no varejo online em 2025, o momento é ideal para investir no digital e expandir com o auxílio das lojas virtuais”, destaca Peçanha.
Perfil dos respondentes
O estudo, que envolveu mais de 2.600 empreendedores de todo o Brasil, também apresenta o perfil dos donos de e-commerce: 48% têm entre 30 e 44 anos e 18% estão na faixa etária de 18 a 29 anos. Em termos de educação, 45% dos entrevistados possuem Ensino Superior completo e 22% têm Pós-Graduação.
A pesquisa também revela que 53% dos empreendedores dependem da loja virtual como principal fonte de renda, enquanto 47% conciliam o negócio online com outras atividades profissionais.
Perfil das lojas
O estudo indica que o setor de moda é o mais comum entre os e-commerces dos entrevistados, representando 32% dos negócios, seguido por saúde e beleza (8%).
Esses dois segmentos foram os que mais cresceram em 2024, com um aumento conjunto de 85%. Outros segmentos relevantes no e-commerce são jóias (7%), acessórios (5%) e casa e jardim (4%).
Desafios para o empreendedor brasileiro
O estudo mapeou os principais desafios enfrentados pelos pequenos e médios varejistas. Entre os obstáculos mais citados estão a falta de capital para reinvestir no negócio (40%), a escassez de tempo para lidar com todas as tarefas necessárias (36%) e a dificuldade em dominar as ferramentas necessárias para expandir (33%).
Para os lojistas que já faturam acima de R$ 100 mil mensais, o maior desafio é o alto custo de marketing (43%).
“Lojistas com maior faturamento enfrentam menos dificuldades com clientes, pois a maturidade da operação e o foco na experiência do consumidor são fatores decisivos para o sucesso”, explica Peçanha.
A diferença no porte da loja também se reflete na conversão de vendas: empresas que faturam mais de R$ 100 mil ao mês têm uma taxa de conversão 56% superior. “Esses dados reforçam a importância de investir na experiência do cliente e adotar boas práticas de fidelização”, conclui o executivo.