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Mobile commerce pode chegar a U$S 730 bilhões em 2017

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O valor das operações remotas para bens digitais e físicos adquiridos através de dispositivos móveis deverá ultrapassar US $ 730 bilhões anualmente até 2017, segundo o relatório da Juniper Research.

Segundo o relatório, o crescimento do mobile commerce será conduzido pela escala crescente de compras no mundo real (não-digital) de grandes marcas e varejistas, com empresas como Domino e Argos nos EUA. No Reino Unido  6-7% de todas as vendas on line já acontecem através do smartphone.

O relatório – Mobile Payments for Digital & Physical Goods: Opportunity Analysis 2012-2017 – alerta que, a adoção do tablet pelo consumidor será crescente e que haverá uma migração significativa das compras via  laptops e desktops para tablets, pois os consumidores comprarão cada vez mais enquanto assistem a TV, por exemplo.  Na verdade, descobriu-se a tendência ao “couch commerce” por conta do uso dos dispositivos móveis que representará 30% do e-commerce dentro de cinco anos.

Como autor do relatório, Dr Windsor Holden salienta: “Nós já adotamos estratégias considerando um ambiente multitarefa, multimídia, onde as marcas ofecerem mais oportunidade de interação com os consumidores do que antigamente. O mobile deve ser considerado em todos os pontos de contato no processo de venda, desde a descoberta do produto, passando pela compra do produto até chegar na estratégia de retenção de clientes.”

A este respeito, o relatório também alerta a crescente importância do celular como um “hub”, casando-se compras on line e física. Ele cita como exemplo o App Moda eBay e Swatch Imagem, onde os consumidores  podem fazer o upload de uma fotografia ou de um item para procurarem um produto online. eBay está planejando melhorar esta aplicação, dando permissão para os usuários compararem preços e a disponibilidade do item no estoque e através da comprovação da disponibilidade do produto da a opção de compra e a retirada na loja mais próxima.