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Mídias sociais são realidade para o e-commerce, aponta professor do MIT

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Não há mais erudição ou prestígio em estar fora de qualquer mídia social. Apesar de serem escolhas individuais, a ressignificação de alguns espaços abriu espaço para um ganho comercial importante dentro das plataformas. Para o e-commerce, isso não é diferente.

Ben Ryan Shields, professor do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) - Fórum E-Commerce Brasil 2023
Ben Ryan Shields, professor do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) (Imagem: Lucas Kina/E-Commerce Brasil)

Em apresentação que encerrou a plenário Gestão & Operações, Ben Ryan Shields, professor do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), empilhou uma série de motivos para utilizar as mídias sociais como ferramenta de negócio.

De acordo com o especialista, tudo começa na compreensão de qual das mídias é mais pertinente para o próprio negócio. A linha de planejamento deve ser traçada, portanto, a partir da forma de trabalho da empresa combinada à plataforma.

“As mídias sociais são complexas e podem ser comparadas com espelhos, pois refletem, distorcem e realçam a realidade. De qualquer forma, elas estão aqui e é preciso lidar com isso. É essencial que estratégias comerciais sejam criadas para elas no e-commerce”, explicou.

Passos para o e-commerce

De forma prática, o Shields trouxe seis dicas a serem aplicadas no e-commerce quando o assunto são mídias sociais São formas, segundo ele, do setor gerar valor com elas à mão. Veja:

Mídias sociais devem ser uma estratégia incluída e pensada nas conversas em nível executivo

A marca será conhecida pelo famoso feed, ou seja, sua página inicial. Portanto, qualquer plataforma deve ser pensada como uma verdadeira comissão de frente da estratégia.

Entender o por quê são usadas por seres humanos

Compreender que os objetivos para cada plataforma e indivíduo são diferentes é importante, de acordo com o especialista. Estratégias devem levar em consideração a forma de uso das ferramentas de três formas:

Criar identidade;
Conexão social;
Informação e entretenimento.

Marcas tem permissão para estar nas mídias sociais se abraçarem sua verdade

Características pessoais da marca ou produto, quando admitidas nestes âmbitos, podem ser formas eficazes e espontâneas de criar engajamento com o público. Uma estratégia de publicidade baseada nessa sinceridade é um bom começo.

Trabalhe com algoritmos para alcançar a audiência

A compreensão — mais que a captacão — de dados pode ajudar a entender os caminhos da companhia e onde cabe melhor atuar com o público.

Balancear métricas da plataforma com dados de negócios

Cruzar objetivos da marca com o que mídias sociais mostram em seus dados para definir bases para o sucesso.

Credibilidade

É um fator crítico, pois é a pedra fundamental dos negócios para uma relação bem sucedida com o público. A criação de credibilidade com o público cria a necessidade de um depósito disso.

Mais importante do que parece

Um ponto colocado por Shields é de que este tipo de canal pode ser, quando o trabalho for bem feito, uma via de promoção gratuita. Para mais, a aproximação com as pessoas também é maior, aumentando engajamento e fortalecendo outros setores mais comerciais.

“Só no Brasil, são mais de 171 milhões de usuários de mídias sociais contabilizados até 2022, segundo dados da RD Station Marketing. Se a estratégia certa for aplicada, a adesão à qualquer marca será natural”, disse.

Um dos exemplos dessa união entre marcas e mídias sociais foi o filme live-action da Barbie, estrelado por Margot Robbie. “Foi um filme inovador com uma campanha de marketing fora do normal. A relação com o público, com certeza, foi fortalecida pelas mídias sociais. Elas se tornaram, neste caso, ferramentas de negócios”, complementa o professor do MIT.