Logo E-Commerce Brasil

Métricas para o e-commerce: especialista responde 10 perguntas sobre performance

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Saber usar e coletar dados é uma das dificuldades do e-commerce atualmente. Por esse motivo, o especialista em análise Huxley Dias, fundador do Punk Metrics, concedeu entrevista com as principais dicas para lojistas de e-commerce acompanharem métricas em suas lojas. Entenda

Pergunta: Huxley, quais são as principais métricas para avaliar a performance de um e-commerce?

Resposta: Acredito que as principais são as que mostram a saúde do negócio e, nesse caso, são: receita, ticket médio, transações e consequentemente a taxa de conversão.

Fora isso, eu somaria à margem média do e-commerce em geral e também o CAC (custo por aquisição). É muito importante ver isso tudo ao lado do ticket médio e avaliar se há uma equivalência entre CAC, ticket médio e a margem que você tem nos produtos.

Vale falar também de alguma outras métricas de performance não tão ligadas a saúde do negócio, mas que também são importantes. São as métricas de experiência. Então eu olharia muito pra taxa de tempo de carregamento das páginas (isso é super importante) e a performance da aplicação, se você tem um monitoramento, pois, baseado-se em erros, quando o usuário tenta executar uma ação e recebe uma resposta negativa, como a tela de erro 404, isso são métricas bastante relevantes para se ter no e-commerce.

Leia também: 75% dos brasileiros fazem mais pagamentos digitais na quarentena.

P: Quais dados nos mostram que existe um erro grave e como resolver?

R: Essa é uma pergunta que eu escuto muito e, apesar de genérica, é complicado dar uma resposta simples. Mesmo um erro simples tem diversas formas de resolver. Sendo assim, fica difícil opinar com uma solução exata. Mas eu acho que a primeira coisa a se fazer é sempre comunicar o máximo de pessoas possíveis. Isso ajuda a mobilizar mais pessoas com a causa, com o problema e, consequentemente, a achar a solução.

P: Qual sua sugestão para aumentar o número de conversões e ROI?

R: Primeiro: sempre estar inclinado a melhorar a experiência de navegação do usuário no e-commerce.

Segundo: produtos de qualidade com uma comunicação boa e bom atendimento.

Terceiro: realizar vários testes A/B nessa direção, ter um mindset sempre voltado para experimentação — seja experimentação de aspectos visuais nas landing pages do e-commerce, de canal — e segmentação de públicos diferente. Tudo isso vai ajudá-lo a melhorar a conversão. É um trabalho contínuo e que não deve ser tomado como algo pontual.

P: Existe alguma ferramenta que você indica para mensurar tráfego e conversão?

R: Sem dúvida o Google Analytics, porque ela tem integração com buscadores, como Search Console e Google ADS.  Tem uma excelente interpretação para origem de tráfego, seja origem natural ou com marcação através de UTM, além de ser gratuita e fácil de aprender.

Essa mesma plataforma, com algumas configurações avançadas, tem todos os recursos necessários para mensurar um e-commerce e você pode, futuramente — sem precisar mudar de plataforma, quando seu negócio crescer — migrar para uma solução paga, que vai oferecer mais recursos ainda.

P: Como identificar novas tendências? Quais métricas podem indicar isso?

R: Uma forma bem simples de identificar tendências é ficar ligado na busca, ter o Analytics configurado pra dizer qual é o volume de busca e quais são os termos que estão sendo buscados lá.

Além disso, trabalhar com o Search Console integrado, sempre estar pesquisando no planejador de palavras-chave do Adwords, Google Trends, palavras e termos relacionados à sua marca, ao seu negócio e ao seu segmento. Também é importante ficar de olho em movimentações que estão um pouco fora do contexto do segmento e de tecnologia.

Toda mudança causa um impacto. Por exemplo: acabamos de passar pela questão da Covid-19, que mudou completamente a forma como as pessoas compram. Então, estar atento às coisas e não estar somente ligado à experiência de tecnologia no seu segmento de atuação ajuda a ficar conectado com as tendências.

Leia também: WhatsApp lança serviço de pagamentos entre amigos e empresas no Brasil.

P: De que modo podemos avaliar a performance de SEO dentro do e-commerce?

R: Bom, SEO para e-commerce é uma coisa que tem muito trabalho por trás para se fazer, mas eu acho que tem alguns indicadores que avaliam com precisão. Por exemplo: o número de páginas indexadas, a taxa de conversão, número de transações e taxa de conversão a partir de trafego orgânico. Esses, para mim, são os pontos ideais em SEO para avaliar a performance do trabalho executado.

A entrevista foi realizada pelo Danilo Israel, articulista do portal.