A Meta passará a oferecer aos usuários do Facebook e Instagram na União Europeia (UE) uma alternativa de serviço com anúncios menos personalizados. A mudança atende às exigências da Lei dos Mercados Digitais (DMA) e foi confirmada em comunicado divulgado pela Comissão Europeia na segunda-feira, 8.

Segundo o órgão europeu, a Meta permitirá que cada usuário escolha entre duas experiências: compartilhar todos os seus dados para receber anúncios totalmente personalizados ou optar por compartilhar menos informações pessoais para visualizar publicidade com nível reduzido de personalização.
As novas opções serão apresentadas aos usuários da UE a partir de janeiro de 2026. Esta será a primeira vez que as redes sociais da empresa oferecem esse tipo de configuração de privacidade voltada à personalização de anúncios.
Comissão Europeia abre investigação antitruste
Paralelamente, a Comissão Europeia abriu uma investigação formal para avaliar se a nova política da Meta relacionada ao acesso de provedores de Inteligência Artificial (IA) ao WhatsApp viola regras de concorrência do bloco.
A política, anunciada em outubro, impede que provedores de IA utilizem a Solução de Negócios do WhatsApp quando o serviço principal oferecido for justamente a IA. A preocupação da Comissão é que isso limite a atuação de empresas terceiras de IA que desejam oferecer seus serviços por meio da plataforma na Área Econômica Europeia (EEA).
A investigação abrangerá toda a EEA, com exceção da Itália, onde a Autoridade de Concorrência já conduz procedimentos próprios que podem resultar na aplicação de medidas provisórias relacionadas à atuação da Meta.