Logo E-Commerce Brasil

Mercado Livre e Embracon fecham parceria para oferecer consórcio de veículos

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O Mercado Livre anunciou, nesta terça-feira (4), uma parceria com a Embracon, uma das principais administradoras independentes especializada em consórcios, para oferecer consórcios em sua plataforma. A empresa, com mais de 30 anos de atuação nesse mercado, chega como primeira parceira no segmento por meio da abertura de uma loja oficial na plataforma, como alternativa aos consumidores que buscam comprar veículos novos e seminovos na página de veículos, imóveis e serviços do Mercado Livre.

“Estamos muito felizes em anunciar essa parceria com a Embracon. O modelo de consórcio é uma maneira de viabilizar a aquisição de bens de consumo mais caros à parcela dos consumidores que têm dificuldade de acesso a crédito. É uma forma de complementar ainda mais a experiência que oferecemos em nossa plataforma e mais um passo importante para seguirmos com o nosso propósito de democratizar o acesso ao comércio e ao dinheiro”, explica Luciano Ávila, head de Motors do Mercado Livre no Brasil.

Uma alternativa viável para os brasileiros

No primeiro trimestre de 2022, o mercado de consórcios teve um aumento de 12% no total de vendas de novas cotas, crescendo de 791,43 mil em 2021 para 886,34 mil. Em 2021, em todo o Brasil, o sistema teve um recorde de vendas de cotas de 3,5 milhões de adesões, 14,6% a mais que em 2020, de acordo com dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac). No ano passado, o valor movimentado pela modalidade foi de R$ 222,26 bilhões, 35,8% acima do ano anterior.

“Estamos orgulhosos em sermos a primeira administradora de consórcios a atuar na maior plataforma de e-commerce da América Latina. Essa parceria está alinhada com a nossa estratégia de crescimento e capilaridade pelos multicanais de vendas. Sabemos que a expansão por meio do digital atinge um novo consumidor com perfil mais dinâmico, que procura praticidade e confiança nas transações comerciais. É um marco da nova forma de fazer negócios utilizando o consórcio como meio para aquisição de um bem”, afirma Luís Toscano, vice-presidente de negócios da Embracon.

Além da loja oficial, a Embracon terá anúncios em buscas orgânicas na plataforma, como alternativa junto aos financiamentos pré-aprovados. O contrato entre as empresas tem a duração inicial de um ano.

Aumento na procura por veículos no Mercado Livre

A procura por veículos aumentou consideravelmente no Mercado Livre durante a pandemia. O Mercado Livre, em seu estudo trimestral de veículos, divulgado em maio deste ano, identificou que modelos SUV e pick-up foram responsáveis por 56% da procura (acessos a anúncios) por automóveis novos, no primeiro trimestre de 2022.

A mobilidade elétrica também vem ganhando espaço entre os consumidores brasileiros, em especial em veículos de duas rodas, que podem ser cerca de 25 vezes mais baratos que carros elétricos no país. De acordo com outro levantamento do marketplace, no primeiro semestre de 2022, houve um crescimento na intenção de compra de motos e scooters elétricas e híbridas de todas as faixas de cilindradas em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O salto mais expressivo ocorreu na faixa entre 50 e 60 cilindradas, com um crescimento de 208% – a mesma faixa de cilindrada também teve um aumento na oferta de quase 90% no período. As marcas mais procuradas são Aima e Shineray, com preços médios de R$ 11 mil.