Logo E-Commerce Brasil

Mercado de SaaS na América Latina deve dobrar até 2027, aponta EBANX

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

O mercado latino-americano de Software como Serviço (SaaS) deve movimentar US$ 46 bilhões até 2027, mais que o dobro dos US$ 22 bilhões registrados em 2023. Os dados são do levantamento Payments and Commerce Market Intelligence (PCMI), analisado pelo EBANX.

Mercado de SaaS na América Latina deve dobrar até 2027, aponta EBANX
(Imagem: Envato)

A região se destaca como a de maior crescimento no setor, com taxa de expansão estimada em 23% em 2024, acima da média global (17%) e de regiões como Europa (19%), América do Norte (17%) e Ásia (16%), de acordo com dados da Statista e PCMI.

Pagamentos como diferencial competitivo

Segundo o EBANX, a diversidade de métodos de pagamento é um dos fatores centrais para o avanço do SaaS na região. Os cartões de crédito registram a maior frequência de uso em países como Brasil, México, Colômbia e Peru, com média de quatro transações anuais por usuário. Já no Brasil e no Chile, o boleto bancário gera os maiores tickets médios.

Meios alternativos vêm ganhando força. No Brasil, o EBANX afirma que o Pix concentra 61% da receita das empresas de SaaS, fator apontado como motor da inclusão digital e financeira. Na Colômbia, sistemas como o Nequi apresentam alta fidelização, com 95% dos consumidores que utilizam a carteira digital utilizando-a exclusivamente em compras de SaaS.

A nova funcionalidade Pix Automático, lançada em junho, deve impulsionar ainda mais a modalidade ao permitir cobranças recorrentes, formato essencial para serviços por assinatura. A expectativa é que o mercado brasileiro também dobre até 2027, alcançando, sozinho, US$ 22 bilhões, com crescimento anual médio de 15%.