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MCX lança CurrentC, carteira virtual para Walmart, BestBuy e outros varejistas

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

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Em 2012, muitos varejistas como Walmart, Target, CVS e Best Buy criaram juntos sua própria rede de pagamentos e carteira virtual para smartphone. Dois anos depois, a plataforma de pagamentos finalmente foi batizada de CurrentC e o prazo de lançamento foi definido para 2015. O “Merchant Customer Exchange” (MCX) foi testado por várias lojas-membro em várias partes do país, mas hoje (quarta-feira) anunciou que o programa piloto seria expandido para mais lojas em 2014 e lançado comercialmente em 2015 em escala regional e nacional. Os detalhes do desenvolvimento são aparentemente um pouco vagos, mas não há como negar que o CurrenC poderia ter um grande alcance quando operando perfeitamente. 110 mil varejitas, incluindo pequenos e médios, como o restaurante Olive Garden e a Dunkin’ Donuts, varejistas de moda como Gap e lojas de conveniência como a 7-Eleven e até mesmo companhias de concessão aérea como HMKHost. O CurrentC foi projetado para ser mais que apenas uma plataforma swipe-less de pagamento. De acordo com a MCX ele também será um repositório para cartões-fidelidade de membros e uma forma de distribuir, armazenar e reter cupons digitais e ofertas especiais. As funcionalidades da CurrentC também serão integradas diretamente com os aplicativos dos celulares do MCX. O que o CurrentC não faz é transações via Near Field Communications (NFC), a tecnologia de transação sem contato usada pelas plataformas concorrentes como Isis (chamada hoje de SoftCard) e o Google Wallet. Ao invés disso, o CurrentC usa QR codes gerados pelo aplicativo de smartphone e ao invés de armazenar dados de cartão de crédito no próprio aparelho ele vai retê-los na nuvem e o aplicativo do smartphone vai gerar um token (chave) para validar a presença do consumidor e sua identidade e realizar a transação entre a loja e o banco. O anúncio do CurrentC não foi uma coincidência, já que os rumores sobre o lançamento do sistema de pagamento da Apple eram crescentes. O NFC já começou a ter participação mais frequente no mundo dos androids, mas a Apple era um dos maiores obstáculos para consolidar o pagamento “sem contato” no mercado. Mesmo que o novo iPhone não funcione com o NFC não significa que vai funcionar com o CurrentC do MCX. As carteiras vituais móveis já tem conquistado seu território e a MCX parece estar engajada em entrar nessa onda. Os membros da MCX como Best Buy estão se desvinculando do NFC para poder abrir caminho para suas próprias carteiras virtuais. Fonte: Gigaom