Em pesquisa recente feita pela fintech Koin, 57,6% dos consumidores brasileiros afirmaram preferir comprar roupas pela internet em vez de ir a lojas físicas. O levantamento destaca tendências de consumo no setor de vestuário e reforça a permanência de alguns hábitos modificados pela pandemia em 2020.
Entre as preferências de compra, o jeans lidera, sendo citado por 53,8% dos entrevistados. Roupas casuais e calçados também aparecem como opções populares, com 48,4% das intenções de compra. Moda praia (31,5%) e pijamas (26,1%) também foram mencionados, enquanto as roupas importadas são procuradas por 11,4% dos consumidores.
A Chief Operating Officer da Koin, Juana Angelin, destaca que a conveniência e as opções de pagamento flexíveis são fatores que impulsionam o crescimento das compras online. “A praticidade de adquirir peças com poucos cliques, somada a facilidades como o ‘pix parcelado’, permite que os consumidores façam compras de forma acessível e sem sair de casa”, disse.
Principais atrativos são os descontos
A pesquisa também apontou que os descontos são o principal motivador de compras para 63% dos consumidores. Brindes e programas de pontos aparecem como diferenciais na decisão de compra. A maioria dos entrevistados (58,7%) afirmou que costuma comprar roupas apenas quando necessário, enquanto 35,9% fazem compras mensalmente e 5,4% semanalmente.
O ticket médio está entre R$ 350 e R$ 500 (25%) e entre R$ 50 e R$ 150 (23,4%), com apenas 8,2% dos consumidores gastando mais de R$ 1.000 por mês em roupas.
Protagonismo do Pix
O levantamento também mostrou uma diversificação nos meios de pagamento. Embora o cartão de crédito ainda seja o mais utilizado (43,5%), o Pix está ganhando popularidade, sendo a segunda opção mais comum, com 23,9%. O Pix Parcelado, uma inovação recente, já representa 12% das formas de pagamento.
“A expansão do Pix, especialmente na versão parcelada, junto com o crescimento das compras online, aponta para um futuro em que praticidade e flexibilidade serão determinantes”, avaliou Angelin.
Perfil dos entrevistados
A pesquisa, que ouviu 200 pessoas em todo o país durante o mês de setembro, revelou que 56% do público é composto por mulheres, com a maioria (47,3%) na faixa etária de 41 a 55 anos. A maioria dos consumidores está localizada na região Sudeste (38%), seguida pela região Nordeste (20,7%).