A Black Friday se tornou uma das principais datas do e-commerce brasileiro, movimentando cerca de 2 bilhões no último final de semana de novembro. Entretanto, para cada compra concretizada, muitos consumidores pesquisam em vários sites até chegarem a um preço interessante, enquanto a maioria das visitas fica pelo caminho.
E são nesses momentos que as ações de retargeting, com abordagens personalizadas, tornam-se fundamentais para as lojas recuperarem vendas convidando os clientes a concluírem suas compras.
Neste ano, cerca de 700 lojas virtuais recuperaram R$ 87 milhões entre a sexta e a segunda-feira (saldão Cyber Monday), com ações no site, por e-mail retargeting ou notificação por push no navegador ou aplicativo da loja, informa a ShopBack, especializada em recuperação de clientes. Ao todo, esse valor representa mais de 210 mil novos pedidos realizados após uma primeira desistência, com tíquete médio de R$ 414,28.
“Abordar os consumidores de forma inteligente e assertiva torna-se ainda mais importante durante a Black Friday, diante de enorme concorrência e da necessidade de um rápido tempo de resposta”, afirma Isaac Ezra, CEO da ShopBack.
As ações que mais resultaram em recuperação de clientes foram as de overlay de abandono, com 36%. Por meio de algoritmos de Big Data que identificam o momento do funil de compra em que o usuário se encontra, a ferramenta exibe uma janela recomendando ofertas e produtos de seu interesse no momento em que o consumidor fecha a página.
Em seguida, as ações de notificação por push no navegador ou no aplicativo da loja oferecendo promoções representaram 33% das recuperações, enquanto as mensagens de e-mail marketing sugerindo a conclusão da compra com desconto ou frete grátis resgataram 31%.
Os itens mais vendidos por meio do retargeting foram “Eletrônicos e Celulares”, seguidos por “Eletrodomésticos” e “Moda e Acessórios”.