Lojas virtuais alcançam quase 20 bi de acessos no país em 2020, revela pesquisa
As maiores lojas virtuais no Brasil atingiram a marca de quase 20 bilhões de acessos de consumidores ao longo de 2020, ano em que se intensificou a migração dos clientes do varejo físico para as vendas online. Os dados constam do Relatório Setores do E-commerce no Brasil, da consultoria Conversion.
O levantamento traz uma análise dos 200 maiores sites de vendas (no total, 217 lojas) e 15 setores que compõem o cenário do e-commerce nacional.
Segundo o relatório, dos 15 setores analisados, 13 tiveram aumento de visitas entre o início e o final do ano, como Farmácia & Saúde (64,10%), Pet (73,20%), Comidas & Bebidas (91,20%) e Moda & Acessórios (82,10%). As categorias de Turismo e Infantil tiveram queda de 27% e 11%, respectivamente.
Em 2020, o comércio eletrônico teve um incremento de 34% nas visitas totais, impulsionado principalmente pelo aumento em Varejo (39%) e Moda e Acessórios (82%). De acordo com o estudo, maio foi o mês que mais alavancou o crescimento dos acessos mensais e se tornou um marco do novo patamar do e-commerce nacional. O varejo ampliado deteve 52% dos acessos no online, seguido por Moda e Acessórios, que ampliou seu market share em 36%.
“Enquanto as lojas de rua e shopping centers estão reabrindo gradativa e intermitente no Brasil, o e-commerce não para de crescer e mudou para sempre o hábito de compras do consumidor. Prova disso é que, mesmo com a reabertura do varejo físico, o comércio eletrônico tem registrado recordes constantes, consolidando-se como o principal canal de vendas no país”, comenta Diego Ivo, CEO da Conversion.