O Magalu, empresa que está digitalizando o varejo brasileiro, realiza a Liquidação Fantástica há quase 30 anos, todo mês de janeiro. O evento, criado pela companhia em 1994, é uma das maiores e mais tradicionais queimas de estoque do país e acontece na primeira sexta-feira do ano. Produtos de diversas categorias chegam a ter até 80% de desconto nas mais de 1 300 lojas físicas e em todos os canais digitais do Magalu.
Marcas integrantes do ecossistema, como Netshoes, Época Cosméticos, KaBuM! e Consórcio Magalu, também oferecem descontos aos consumidores. A mega promoção acontece no sistema “pegou, levou”, ou seja, o consumidor deve levar para casa os seus produtos, inclusive os de mostruário, na hora da compra. Tradicionalmente, a data reúne clientes na porta das lojas antes da abertura, que acontece às 7 horas da manhã – uma hora mais cedo que os outros dias.
Como funciona?
Cada loja tem ofertas de acordo com seu estoque – a disponibilidade e a quantidade de itens variam em cada ponto físico. Por isso, para impulsionar as promoções de cada localidade, os descontos costumam ser anunciados por meio de lives com influenciadores regionais. Já no e-commerce, os clientes podem aproveitar as mais variadas promoções oferecidas pelos mais de 320 000 sellers do marketplace do Magalu.
Neste ano, a empresa vendeu 250.000250 000 travesseiros e 130.000130 000 panelas de pressão nas primeiras cinco horas de Liquidação Fantástica. Os ventiladores e liquidificadores também tiveram alta procura. No mesmo período, 36 000 e 31 000 unidades de cada item, respectivamente, foram comercializadas. A busca por preços baixos levou milhares de pessoas a formarem filas na porta das lojas em todo o Brasil durante a madrugada e manhã da sexta-feira, 6 de janeiro, mesmo com chuva e frio em diversas cidades.
Em Franca, cidade onde a empresa foi fundada, havia gente marcando lugar desde a tarde da quarta-feira, 4. Cenas parecidas foram registradas em cidades de Minas Gerais, como Uberaba, do Rio de Janeiro, como Magé, Nova Iguaçu e a capital fluminense, além da capital e o interior paulistas.
Em 2022, a Liquidação Fantástica bateu recorde tanto no número de sellers, quanto no de itens com desconto. O número de sellers (5 000) mais que triplicou na comparação com o da Black Friday, em novembro de 2021, que teve a participação de 1 450 lojistas parceiros. Já o número de ofertas (8 milhões) aumentou 60%, ante os 5 milhões ofertados na promoção de novembro.
Todos os parceiros do Magalu que têm loja ativa podem participar da campanha, inclusive os que nunca venderam na plataforma. A liquidação é uma ótima oportunidade para começar a vender e renovar o estoque.