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LexisNexis Risk Solutions traz cinco tendências de pagamentos para 2024

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

De olho no ano que vem, acompanhando as tendências de pagamento que chegaram inovando o mercado de forma acelerada na última década, a LexisNexis Risk Solutions listou cinco previsões de pagamento para o desenrolar de 2024.

(Imagem: Freepik)

1- Pagamentos Conta a Conta (A2A):

A previsão identificou um rápido crescimento global de pagamentos A2A, impulsionado por tecnologia API e open banking. Mesmo que não seja uma novidade, essa forma é mais barata, cômoda e mais rápida que as transferências bancárias tradicionais, além da sua maior segurança devido à sua autenticação multifator.

– Há um aumento projetado de 82% nos volumes de pagamentos sem dinheiro globalmente até 2025;
– Receitas globais de pagamentos atingiram US$ 2,2 trilhões em 2022, com mais de US$ 525 bilhões em transações A2A;
– A perspectiva é de que o rápido crescimento continue, em sintonia com a maior adoção mundial de soluções de pagamento digital instantâneo para o varejo e uso corporativo;

2- Aumento nas fraudes em pagamentos:

A fraude de Pagamento por Push Autorizado (APP) é a principal ameaça global, ultrapassando fraudes com cartões e roubo de identidade.

20% dos consumidores em todo o mundo foram vítimas de fraude de pagamento, o que vai custar cerca de US$ 40,62 bilhões até 2027.
– 78% desse tipo de fraude teve origem online em 2022;
– 41% das fraudes de identidade na América Latina ocorrem no processo de pagamentos, enquanto na Europa, Oriente Médio e África é de 40%, Ásia-Pacífico (39%) e 36% na América do Norte;
– Estima-se que as perdas com fraude de APP no Reino Unido, Índia e EUA podem dobrar até 2026, atingindo US$ 5,25 bilhões.

3- Redução de Custos:

Elevadas taxas de juros, mercados de crédito voláteis e controles jurídicos, especialmente em pagamentos internacionais aumentaram o custo dos pagamentos. Então, a automatização dos pagamentos pode acelerar o processo, reduzir custos e fraudes, sendo um objetivo das empresas para o ano que vem.

– US$ 2,7 trilhões é o valor que as empresas gastam a cada ano processando faturas manualmente;
– Cada transação fraudulenta na Ásia-Pacífico, custa às empresas quase quatro vezes o valor da transação fraudulenta;
– US$ 12 é a taxa média global para cada pagamento rejeitado ou reparado;
– O compliance regulatório é o principal fator que impulsiona o aumento dos custos de compliance contra crimes financeiros.

4- Operações mais eficientes:

As empresas estão internalizando operações de pagamento para maior controle e melhor experiência ao cliente, o que impulsionou o crescimento de sistemas de gestão de tesouraria corporativa para processamento mais rápido e visibilidade em tempo real.

– 90% dos tomadores de decisão afirmam que as operações de pagamentos causam dores de cabeça aos seus negócios;
– Mais de 75% dos CEOs planejam investir na automação de processos e sistemas;
– 62% dos profissionais de pagamentos citam o aumento da eficiência como a principal prioridade na automação de pagamentos e nos pagamentos eletrônicos;
– A expectativa é de que o número de empresas que geram as suas próprias operações de pagamento aumente significativamente.

5- Crescimento do Banking as a Service (BaaS):

Os bancos estão diversificando as receitas oferecendo serviços de pagamento em tempo real via APIs, fazendo com que eles se tornem parceiros de canal e revendam soluções de roteamento para os clientes finais.

– Previsão de 3,6 bilhões de usuários de serviços bancários digitais até 2024;
– Estimativa de US$ 66 bilhões no mercado de BaaS até 2030, com uma taxa de retorno potencial do investimento (CAGR) de mais de 15%, espera-se que a modalidade ganhe uma adoção maior nos próximos anos.