Logo E-Commerce Brasil

Le Biscuit abre mais 20 lojas e lança plataforma de venda direta

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A rede varejista Le Biscuit vai abrir 20 novas franquias no Brasil em 2021 e aposta em um novo modelo de negócios para aumentar as vendas e sua capilaridade no país: o Le Consultores, plataforma de venda direta que vai gerar renda extra a cerca de 5 mil pessoas até o fim do ano.

O Le Consultores estreou recentemente em Salvador (BA) e, nas primeiras semanas, já teve mais de 500 cadastros. O programa permitirá aos clientes realizar as compras por meio de um catálogo de itens disponibilizados na loja online da varejista.

Outra aposta da companhia é seguir com o crescimento de seu e-commerce, e a expectativa é de que o ecossistema digital da companhia, incluindo o comércio online, programa de franquias e vendas diretas, represente um total de 50% do seu faturamento em 2022.

Imagem: Divulgação

No ano passado, a Le Biscuit teve seu e-commerce eleito como o mais admirado da região Nordeste pelo Prêmio E-Commerce Brasil, ainda no primeiro ano.

Para aperfeiçoar a logística do seu comércio online nas regiões Sudeste e Sul, a Le Biscuit vai inaugurar neste mês uma nova operação logística na cidade de Embu das Artes, na Grande São Paulo, para armazenagem, preparação e distribuição de produtos.

A iniciativa prevê a redução de custo de frete e dos prazos de entrega aos clientes das regiões Sul e Sudeste. São Paulo é hoje a segunda praça em volume de vendas no e-commerce da marca, atrás apenas da Bahia.

Expansão digital da Le Biscuit

Com o início da pandemia do novo coronavírus, a Le Biscuit acelerou seu processo de transformação digital e automação do Centro de Distribuição em Camaçari (BA). Com isso, ampliou a sua base de clientes e portfólio de produtos e reduziu custos operacionais. O processo refletiu na alta nas vendas a partir da retomada das lojas físicas.

Por meio da expansão das plataformas digitais, a marca ampliou o seu engajamento junto ao público nas redes sociais, lançou novo aplicativo — já são mais de 700 mil downloads até dezembro de 2020 — para otimizar a experiência de compra e fortaleceu o programa de vantagens Clube Minha Le, que cresceu 239% entre fevereiro de 2020 e fevereiro de 2021 e possui atualmente mais de 3,2 milhões de membros.

Entre as demais ações, estiveram a automação da rede com 130 autocaixas em 55 lojas, adoção do Pix e canais alternativos de atendimento, como Rappi, WhatsApp, Retire em Loja e drive-thru.

Atualmente, a rede possui 144 lojas (138 próprias e seis franquias) e planeja alavancar o seu crescimento neste ano a partir do Le Franchise, o programa de franquias da marca, que vai inaugurar 20 lojas pelo Brasil.

Lançado em 2018 em celebração aos 50 anos de fundação da companhia, o Le Franchise é focado em municípios com até 200 mil habitantes. O programa inaugurou duas franquias em 2020, nas cidades de Carpina (PE) e Serra Talhada (PE). Neste ano, a Le Biscuit lançou a sua sexta franquia, na cidade de Santa Cruz do Capibaribe (PE).

Leia também: Le Biscuit lança e-commerce com investimento de R$ 25 milhões

Fonte: Mercado & Consumo