A Lazada, empresa de comércio eletrônico do sudeste asiático, uma unidade do Alibaba Group Holding, nomeou seu terceiro executivo-chefe em três anos — uma medida que vem depois que perdeu terreno no ano passado para rivalizar com a Shopee.
Chun Li, co-presidente da Lazada e chefe de suas operações na Indonésia, assumirá o comando a partir de julho, substituindo o co-fundador Pierre Poignant.
A mudança foi feita após um desempenho mediano da empresa de comércio eletrônico, disseram à Reuters duas fontes com conhecimento do assunto, recusando-se a serem identificadas porque não estavam autorizadas a falar com a mídia.
Um porta-voz da empresa disse que “não há verdade nessa afirmação” e a empresa rejeitou o que chamou de avaliação infundada de seu desempenho.
O Shopee, com sede em Cingapura, apoiado pela Tencent Holdings, foi o aplicativo de comércio eletrônico mais baixado e o mais usado no sudeste da Ásia até o final de 2019, levando a Lazada ao segundo lugar, de acordo com a empresa de pesquisa iPrice. O site da Shopee também atrai mais visitantes que o da Lazada, informou o iPrice.
Lazada contestou essas descobertas sem fornecer detalhes.
Problemas na administração da Lazada
Li trabalhará para melhorar o desempenho da Lazada por meio da aplicação de tecnologia de dados e localização de negócios, disse a empresa.
“Introduzimos mudanças para fortalecer nossa liderança em apoio à nossa estratégia de negócios”, disse o porta-voz.
O Alibaba enfrentou dificuldades na administração da Lazada e fontes destacaram um conflito cultural de longa data com a administração da China e forte rotatividade de executivos nos últimos anos.
O próprio Poignant substituiu Lucy Peng, que deixou o cargo de CEO após nove meses em 2018, embora ela continue sendo a presidente executiva. Lazada disse que Poignant se tornará assistente especial do CEO do Grupo Alibaba, Daniel Zhang.
Três fontes também disseram à Reuters que a Lazada está examinando a possibilidade de renomear ou encerrar o LazMall, sua opinião sobre o mercado Tmall do Alibaba, onde as empresas montam lojas virtuais.
O porta-voz da Lazada disse que isso estava incorreto e a LazMall era um negócio importante para a empresa.
O comércio eletrônico no sudeste da Ásia valeu US$ 38 bilhões no ano passado e deve crescer rapidamente, de acordo com um estudo do Google, Temasek e Bain & Company.
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