Uma das mais reconhecidas marcas do mundo, a Kodak Eastman Company transformou o seu legado em fotografia em um bem-sucedido negócio de impressão B2B, atendendo à demanda de clientes que precisam de impressoras, toners e outros produtos relacionados. Hoje, a companhia desenvolve e fabrica uma ampla gama de materiais avançados e produtos químicos. Não por acaso, empresas de todos os tamanhos e setores hoje dependem da impressão comercial da Kodak para atender às necessidades de seus negócios.
Um bom exemplo são as placas de impressão sem processadores desenvolvidas pela companhia, que eliminam efetivamente toda uma etapa nos métodos convencionais de impressão. Desta forma, as empresas usuárias ganham em eficiência e economia, adotando um processo de impressão simplificado. Da mesma forma que desenvolve seus produtos para reduzir as barreiras de entrada para as empresas que queiram fazer sua própria impressão comercial, a empresa – em pleno processo de transformação digital – decidiu que era o momento também de simplificar seus processos de e-commerce, aproximando-se mais de seus clientes.
O CEO da companhia, Jim Continenza, explica que a simplificação do modelo era uma demanda dos clientes, que queriam um ambiente mais intuitivo e fácil de utilizar, facilitando o processo de compra de bens de consumo recorrentes, como tinta e toner. “Eu ouvia constantemente que tínhamos uma ótima tecnologia, uma qualidade incrível, mas era difícil fazer negócios online conosco”, diz. Para atender essa demanda, a Kodak iniciou um processo de modernização de seu portal web, adotando um projeto que, segundo o CEO, colocou o cliente em primeiro lugar.
Soluções integradas
O projeto de modernização do portal – e dos processos de e-commerce – da Kodak foi baseado na tecnologia SAP, utilizada pela companhia desde 1995. Atendendo à necessidade de integração com o SAP ERP, foi escolhida a plataforma SAP Business Technology como base para a transformação digital e a solução SAP Commerce Cloud para aprimorar o e-commerce.
Continenza afirma que o foco do projeto era aprimorar as experiências digitais de seus clientes, começando pelo e-commerce. Nesse sentido, o executivo afirma que a solução SAP Commerce Cloud revolucionou o e-commerce de front-end da Kodak, criando uma experiência melhor que orienta e informa os clientes em cada etapa do caminho. “Temos que fazer negócios da maneira que nossos clientes querem fazer negócios e as soluções SAP nos ajudam a atender às expectativas dos clientes”, afirma.
A empresa também usou as soluções de gestão da experiência da SAP e da Qualtrics para descobrir como os colaboradores se sentiram em relação à transformação. Com a tecnologia certa de coleta de opiniões, a Kodak se sentiu capacitada a abordar a transformação de uma forma que levasse os colaboradores a participar e, em última análise, ajudá-los a fazer o trabalho melhor. Uma combinação única de dados qualitativos e quantitativos capacitou a Kodak a preparar o cenário para uma transformação digital bem-sucedida, utilizando as soluções SAP Analytics para aproveitar ao máximo esses insights.
De acordo com Continenza, o aprimoramento do e-commerce da companhia, baseado nas soluções SAP, tem tornado possível aos clientes comprar os produtos Kodak quando e onde eles desejam. A base tecnológica construída permitiu que a companhia, mesmo durante a pandemia, migrasse seus colaboradores para o modelo de home office e continuasse atendendo às expectativas de seus clientes.
“A maior parte da nossa receita vem do exterior, de mais de 80 países, e hoje temos uma plataforma global na qual os clientes podem fazer negócios conosco sempre que quiserem”, diz Continenza. Da mesma forma, a plataforma também tem permitido à Kodak entrar em mercados totalmente novos e começar a vender produtos e serviços em novos países, escalando sua experiência de e-commerce com a solução SAP Commerce Cloud para atender à demanda.
Continenza afirma que há duas maneiras de olhar o crescimento e a tecnologia. A primeira é examinar os objetivos atuais de crescimento da empresa – o crescimento imediato que a Kodak viabiliza com a transformação digital. A segunda é pensar no crescimento possível com essa nova tecnologia também no futuro. As duas abordagens são importantes.
Ele diz que o melhor cenário é que, em cinco anos ou mais, será necessário aprimorar os sistemas da Kodak com tecnologia adicional. Enquanto isso, a Kodak usará a solução SAP Commerce Cloud para se comunicar com os clientes, recebendo feedback sobre como eles se sentem em relação a essa experiência de e-commerce. Com base nesse feedback, a Kodak pode atualizar rapidamente seu e-commerce de front-end e continuar superando as expectativas dos clientes.
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