Jack Ma, fundador do Alibaba, perde título de mais rico da China
O fundador do Alibaba e do Ant Group, Jack Ma, perdeu o título de homem mais rico da China, segundo a ‘Hurun Global Rich List’, em meio ao escrutínio de seus negócios por reguladores chineses.
Ma e sua família ocuparam o primeiro lugar entre os mais ricos da China na ‘Hurun Global Rich List’ em 2020 e 2019, mas agora estão em quarto lugar atrás de Zhong Shanshan, da fabricante de água engarrafada Spring; de Pony Ma, da Tencent Holding, e de Collin Huang, da empresa de e-commerce Pinduoduo, mostrou a lista mais recente.
A queda de Ma ocorre “depois que os reguladores da China frearam o Ant Group e o Alibaba com questões antitruste”, disse a reportagem da Hurun.
Os problemas recentes do executivo foram desencadeados por um discurso em outubro, no qual ele atacou o sistema regulatório da China, o que acarretou na suspensão do IPO de US$ 37 bilhões de sua unidade financeira Ant Group.
Os reguladores, desde então, reforçaram o escrutínio antitruste no setor de tecnologia daquele país, com o Alibaba ocupando grande parte dos holofotes. Em dezembro, o regulador de mercado abriu investigação antitruste envolvendo o Alibaba.
Os reguladores chineses também começaram a apertar seu controle sobre o setor de fintech e pediram à Ant para converter alguns de seus negócios em uma holding financeira a ser regulamentada como as instituições financeiras tradicionais.