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Benefícios da integração entre e-commerces, ERPs e bancos farão parte da agenda de inovação do Itaú no FÓRUM E-Commerce Brasil 2023

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

No Fórum E-Commerce Brasil 2023 , que acontece nos dias 25, 26 e 27 de julho, o Itaú vai contar como tem evoluído em parceria com um dos principais ERPs do mercado, a Omie.

Itaú - Fórum E-Commerce Brasil 2023
(Foto: Divulgação)

Na era da conectividade, o novo perfil de consumo é de pessoas em busca de cada vez mais fluidez em suas jornadas, uma tendência que se acentua especialmente em empresas de e-commerce. Em um cenário marcado pela competitividade, a eficácia operacional alcançada pela integração de sistemas – capaz de simplificar e eliminar processos – pode tornar-se um grande diferencial para os negócios que desejam se destacar e crescer. 

À medida que um negócio se expande, surgem desafios proporcionalmente maiores na administração e na condução de processos operacionais. Isso se aplica a diversas áreas, como a gestão de canais de venda, controle financeiro, gerenciamento de pessoas e a supervisão de estoques, entre outras. No entanto, aumentar o tamanho das equipes nem sempre é a solução mais eficaz ou eficiente para esses desafios. 

Assim, os sistemas ERP emergem como poderosos parceiros para solucionar desafios da gestão, tornando-se cada vez mais essenciais na rotina das empresas e evoluindo constantemente para se adequar às novas demandas e inovações do mercado.

Mas o que é um ERP?

ERP, que é a sigla em inglês para Enterprise Resource Planning (na tradução, sistema integrado de gestão empresarial) é um sistema que permite acesso fácil, integrado e confiável aos dados de um negócio. A partir das informações levantadas pelo software, é possível fazer diagnósticos aprofundados sobre as medidas necessárias para reduzir custos e aumentar a produtividade.

De acordo com os próprios empresários e empresárias, essa eficiência operacional é potencializada quando seu sistema contábil e seu banco “falam a mesma língua”. E isso se dá por meio de integrações de funcionalidades que geram automatizações. Dessa forma, processos morosos tornam-se invisíveis para quem está consumindo seu produto ou serviço.

O resultado desta parceria levou à construção do Itaú Meu Negócio gestão by Omie que, além de otimizar o dia a dia das empresas, permite o acesso integrado dos clientes PJ aos produtos e serviços do banco dentro do ERP, diminuindo a necessidade de acesso ao internet banking no dia a dia.

Segundo levantamentos feitos pela Omie, clientes PJ do Itaú Unibanco que passaram a usar o serviço Itaú Meu Negócio gestão by Omie relatam aumento de produtividade administrativa de 80%; em produtividade financeira, de 20%; além de uma melhora de desempenho de 50% em relação aos demais clientes da plataforma. 

Apesar de os números não terem sido divulgados, Valter Pinheiro, Superintendente de Gestão Financeira e Contas PJ do Itaú Unibanco, enaltece o NPS (índice de satisfação dos clientes que utilizam a parceria), que tem se mantido muito acima da média das empresas de SAS (sigla em inglês para Software as a Service, ou seja, software como serviço).

Como parte da estratégia para os clientes pessoa jurídica do Itaú que utilizam o ERP Omie, a iniciativa permite a integração com os serviços bancários, possibilitando a emissão de cobrança via BoleCode e QR Code Pix, além do Pix Copia e Cola dentro da ferramenta, de forma integrada às plataformas de venda. Isso tudo sem a necessidade de trocar de sistema ou entrar no internet banking. Essas soluções são as primeiras de uma série de integrações de produtos e serviços financeiros que visam a reduzir o tempo operacional das empresas.

“Melhorar a produtividade da gestão financeira é uma das principais demandas das empresas brasileiras de pequeno e médio porte. A quantidade de processos manuais ainda gera um alto custo de tempo e recursos, desviando o foco dos gestores de suas funções principais. Com essa solução, visamos atender exatamente a essas necessidades, simplificando e agilizando a gestão de negócios de clientes do banco”, afirma Marcos Cavagnolli, Diretor de Fluxo de Pagamentos PJ do Itaú Unibanco.

Gabriel Siqueira, Diretor de Tech Ventures da Omie, reforça que a união dos serviços financeiros com os sistemas de gestão, como o ERP, pode ser o caminho para atingir uma eficiência maior no dia a dia dos negócios. “Um dos maiores desafios de quem empreende é realizar uma conciliação entre cobrança e gestão, sem atritos e de forma simples. Isso já ocorre no Omie, onde é possível gerar uma redução significativa de tempo gasto para executar tarefas como a geração de boletos, ou um QR Code para pagamento via Pix, e o controle dos pagamentos após o envio desses arquivos para os clientes. Além disso, ao unificar essas ações, cria-se uma melhor visão do fluxo de caixa e um salto na produtividade dos times que operam essas ferramentas”.

Além do ERP da Omie, o Itaú vem se preparando para oferecer outras soluções para auxiliar em gestão, vendas, planejamento e outras áreas fundamentais para a saúde de uma empresa. Esse ecossistema de soluções estará disponível em breve dentro da plataforma Itaú Meu Negócio, que já conta com trilhas e conteúdos focados em capacitação para acelerar empreendimentos.

Contando com a participação e apoio do Itaú, o Fórum E-Commerce Brasil 2023 deve receber mais de 21,5 mil pessoas, além de mais de cinco palcos de conteúdo e uma série de painéis e palestras tratando dos assuntos mais atuais sobre e-commerce.