Logo E-Commerce Brasil

Itália investiga Google por não compartilhar dados com outras plataformas

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O Google está sob investigação na Itália depois que o órgão que fiscaliza a concorrência no país informou que a Alphabet, controladora da empresa, impediu o compartilhamento de dados com plataformas de terceiros.

A autoridade de concorrência italiana disse na quinta-feira (14) que o Google dificultou a transferência de dados de sua própria plataforma para o Weople, um aplicativo operado pela startup italiana Hoda Srl. A investigação analisará se o Google abusou de sua posição no mercado de compartilhamento de dados e avaliará a extensão do dano potencial à concorrência.

Um porta-voz do Google disse que a empresa tem medidas que permitem aos usuários alterar dados. “O Google oferece às pessoas a capacidade de retirar e transferir seus dados há mais de uma década e, em 2021, mais de 400 bilhões de arquivos foram exportados. Essas ferramentas existem para ajudar as pessoas a gerenciar suas informações pessoais”, disse o porta-voz.

Leia também: L’Oréal se une à Shopee e apresenta ferramenta de realidade aumentada

Fonte: Dow Jones Newswires, via Broadcast Estadão