Logo E-Commerce Brasil

Investimento em dados é a nova vantagem competitiva, sustenta executivo da Dexco

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

A importância dos dados e, principalmente, sua conscientização, dentro da indústria e do comércio, tem sua significância cada vez maior. Foi exatamente sobre isso que André Villamar, head de data e analytics e DPO, da Dexco, palestrou no auditório de vendas do Congresso Indústria Digital 2023, que aconteceu ontem em São Paulo. Discorrendo sobre a importância da gestão de dados considerando a competição analítica que se desenvolve no cenário da indústria 4.0. 

O executivo embasou sua palestra no princípio de que gradualmente, as Big Techs movimentam o aumento da conscientização acerca dos dados como ativos essenciais para as empresas, permitindo uma independência e uma ampliação da qualidade dos dados coletados e trabalhados dentro do ambiente interno de uma companhia. 

Neste contexto, o entendimento sobre a relevância e a assertividade das perguntas associadas aos dados é primordial. A complexidade de trabalhar com a gerência de dados é muitas vezes deixada de lado, mas é necessário considerar uma tríade abordando processos, pessoas e tecnologias, segundo Villamar. 

A Dexco compreendeu o valor de centralizar, e obter, seus próprios dados. A transformação provocada pela nova abordagem se originou na mentalidade de que outros processos, por exemplo a produção fabril, já estão integrados como parte do negócio. Porém, o caminho para assegurar à diretoria de que o investimento nos dados vale a pena é longo. Villamar explica que a partir do momento que se alcança o meio de campo com a gerência, desenvolvimento de tecnologia, desenvolvimento de pessoas e ter um time dedicado, é possível seguir, de maneira competitiva, com a captação e análise dos dados. A inclusão dos dados no processo produtivo da empresa é o que possibilita a agilidade e a escalabilidade, ocasionando em maior flexibilidade, independência e disponibilidade de informações como um todo. 

Dessa maneira, o executivo compreende que dentro do ambiente de negócios, é necessário transformar a linguagem dos dados em um vocabulário de melhor usabilidade no dia a dia. Portanto, é somente através deste ponto de partida que uma mudança na gerência e melhor entendimento sobre os dados pode acontecer.  

Como último conselho, Villamar comenta o plano de ação utilizado pela Dexco para movimentar o ecossistema da empresa, evidenciando a utilidade do investimento analítico em dados. Para o head de data analytics, ações de curto prazo que promovam retornos financeiros à empresa de forma rápida são o início para conseguir a comprovação da companhia; no médio prazo, trabalhar a plataforma analítica, explorando ferramentas, tecnologias, políticas, processos e modelos de execução. 

Como ponto de maior destaque, a longo prazo, Villamar finaliza: “Os aspectos humanos e organizacionais da competição analítica são os verdadeiros elementos diferenciadores, e não a tecnologia.”