Impasse de pagamento por WhatsApp completa 2 meses sem solução à vista
A solução de pagamentos do WhatsApp completou dois meses de suspensão no domingo (23) sem sinal de liberação pelo Banco Central (BC). As bandeiras de cartões Visa e Mastercard já pediram solicitaram à autoridade monetária para atuar diretamente no app e têm prestado as informações solicitadas, mas ainda não há clareza sobre quando o serviço voltará a funcionar.
O serviço de envio e recebimento de dinheiro por meio do WhatsApp, que pertence ao Facebook, foi lançado no Brasil no dia 15 de junho. Com 120 milhões de usuários do aplicativo de mensagens, ou quase 60% da população brasileira, o país foi escolhido pelo Facebook para a estreia do app no setor de meios de pagamentos.
Uma semana depois do anúncio, porém, o BC suspendeu a solução, batizada de "pagamentos no WhatsApp", alegando a necessidade de avaliar questões de competição e privacidade. O movimento foi acompanhado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O órgão antitruste, porém, voltou atrás de sua decisão ainda no fim de junho.
Embora o BC não tenha se pronunciado oficialmente, o maior avanço até agora foi a liberação para que o serviço seja testado, desde que sem transações de clientes reais. Apesar disso, a autoridade monetária deixou claro que essa permissão não faz parte do processo formal de análise nem sinaliza decisão final sobre o assunto.
O BC tem conversado com Visa, Mastercard e Facebook. As bandeiras já têm autorização para atuar no mercado brasileiro, mas tiveram de solicitar aval específico para o arranjo do aplicativo. Os demais parceiros locais do Facebook estão em compasso de espera. Nessa lista estão Banco do Brasil, Nubank e Sicredi, além da Cielo, que seria a responsável por processar os pagamentos.
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