Logo E-Commerce Brasil

iMasters e E-Commerce Brasil: um pouco sobre trajetória da internet e do e-commerce

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Fundado em 2001 em Vitória (ES), o iMasters nasceu como uma comunidade segmentada para reunir profissionais de TI, desenvolvimento e criatividade digital. Hoje a comunidade do iMasters já possui cerca de 300 mil profissionais, com produção diária de conteúdo e um banco de dados que já conta com mais de 12 mil matérias técnicas e 2 milhões de mensagens postadas no Fórum, além dos congressos como o iMasters InterConrevista impressa e cursos técnicos.

Formado em administração de empresas, e mineiro de nascença, Tiago Baeta foi para Vitória ainda menino. Em Vitória fundou iMasters até que mudou para São Paulo há cerca de 5 anos. “Foi tudo meio por acaso, o iMasters nasceu como parte de um projeto em 2001, logo depois da bolha, na onda internet grátis”, conta Baeta.

Para Baeta, o projeto tinha uma proposta inovadora: promover conhecimento e conteúdo gratuitos para um público bastante segmentado que são os desenvolvedores e profissionais de tecnologia. “Até hoje as pessoas não sabem lidar com a internet, o mercado tinha medo, experimentamos e erramos, mas deu certo. É bacana ver que hoje ajudamos a construir essa cultura da busca pelo conhecimento e do formato colaborativo”, fala Baeta.

E-Commerce Brasil: uma aposta certeira

O E-Commerce Brasil também nasceu de uma aposta segmentada de mercado: o e-commerce. Em 2010 o comércio eletrônico estava em plena expansão, porém ainda havia sido pouco explorado. “A partir do Fórum de 2010 percebemos que era preciso dar continuidade e ampliar o projeto”, conta Baeta.

Hoje o projeto E-Commerce Brasil já conta com diversas atividades entre elas, o portal E-Commerce Brasil, a Revista impressa, os eventos e Congressos, os cursos,  webinars e workshops, entre outros. Em 2015 o Fórum E-Commerce Brasil já se consolidou como principal evento do setor na América Latina e terceiro maior evento de e-commerce do mundo, segundo a Forrester. São mais de 6 mil participantes, 90 lounges de negócios e 7 espaços de conteúdo.

Em 2015 também está confirmada a participação do E-Commerce Brasil com um estande em um dos maiores eventos de varejo do mundo, o Shop.Org. O objetivo e é ser um ponto de contato para bate-papo e negócios entre profissionais do e-commerce no Brasil e no exterior. 

Veja a entrevista de Tiago Baeta com Rene de Paula da Usina completa aqui:

Parte 1

Parte 2