A IBM lançou um pacote online que engloba dois de seus produtos voltados para o e-Commerce. O objetivo é simplificar o trabalho dos gestores de dados.
Com a iniciativa, a empresa uniu o software de análise Coremetrics com seu pacote de marketing digital Unica.
A Coremetrics oferece a possibilidade de efetuar análises online, como a habilidade de resumir uma campanha via e-mail, mensagens de texto ou posts no Facebook aos tópicos mais relevantes. A Única, por sua vez, provê ferramentas de gerenciamento de campanhas de marketing digital e informações dos consumidores, como e-mails, endereços e preferências.
Juntos, os dois softwares permitem que as empresas executem uma campanha de marketing digital avaliando rapidamente os resultados para fazer ajustes.
A IBM teve acesso a essas duas tecnologias em 2010, com as aquisições da Unica em agosto por US$ 480 milhões e da Coremetrics em junho por um valor não revelado.
As empresas foram adquiridas para integrarem o Smarter Commerce, um serviço recém-lançado pela empresa que visa a oferecer recursos avançados de análise para estabelecimentos de varejo online. A IBM prevê que o mercado de varejo possa demandar até US$ 20 bilhões em software até 2015.
De acordo com Yuchun Lee, vice-presidente e gerente geral de gestão de marketing corporativo da IBM, a maioria dos softwares de web analytics, como o Ominuture da Adobe e o Google Analytics, pode acompanhar a taxa de resposta, mas nenhum deles oferece a combinação desses dados com a análise do comportamento do cliente em uma única apresentação.