Logo E-Commerce Brasil

Grupo Intelipost anuncia parceria com a Imlog para transformar a educação logística

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Uma nova parceria estratégica para a logística brasileira: com foco em inovação, tecnologia e processos, a parceria entre o Grupo Intelipost, líder em tecnologia para logística e a Imlog, a escola da nova logística promete trazer inovação, conteúdo e um olhar visionário para o setor.

A parceria foi oficialmente anunciada durante uma inspiradora masterclass, que contou com a participação do CEO do Grupo Intelipost, Ross Saario, e apresentação de Patrick Rocha, cofundador da Imlog. Durante a masterclass, Ross Saario compartilhou insights e a sua visão de futuro sobre a logística no Brasil. Confira a seguir um resumo:

1. A transformação dos Lockers

Ross Saario é uma figura de destaque na logística, tendo participado desde o início do programa de lockers da Amazon, visando tornar a operação rentável e escalável. Para ele “a oferta de lockers e PUDOs (pontos de coleta e retirada) no Brasil ainda é limitada, em grande parte devido a questões culturais. Na Polônia, por exemplo, 56% dos pacotes são entregues em pontos de retirada ou lockers”. Entretanto, Ross acredita que no Brasil, por uma questão de custos e segurança, o foco deve estar nos PUDOs, não nos lockers, como estratégia para coleta ou retirada, especialmente nas etapas iniciais ou finais da entrega (first mile ou last mile).

2. Os desafios no mercado brasileiro

Um dos grandes desafios no mercado logístico brasileiro é a prevalência de relatórios logísticos com dados desatualizados e status atrasados dos pedidos. Sobre esse ponto, ele comenta que “nos Estados Unidos, já superaram essa fase, adotando modelos preditivos que fazem uso de machine learning e IA para visualizar tendências”. A visão de futuro que Ross traz para o Grupo Intelipost é oferecer a todos os varejistas, independentemente do tamanho, o mesmo nível de serviço e escala dos maiores players que construíram seus próprios ecossistemas.

3. O desafio do abandono de carrinho

No cenário brasileiro e no mundo, a taxa de abandono de carrinho gira em torno dos 70%. O frete é apontado como o principal responsável por esse abandono. O CEO enfatiza a importância de oferecer múltiplas opções de frete de acordo com o perfil do cliente como uma estratégia fundamental para aumentar as taxas de conversão.

4. Logística Preditiva é o futuro da logística

O CEO destaca que nos Estados Unidos, a logística preditiva já é uma realidade e prevê que nos próximos 5 a 10 anos, essa abordagem revolucionária também estará presente no Brasil. Ele cita como exemplo a capacidade de um modelo preditivo identificar que um cliente comprará um produto indisponível no estoque, permitindo que a empresa inicie parte da logística e traga o produto de outra região antes mesmo do pedido ser realizado.

Além da masterclass, o Grupo Intelipost e Imlog criaram um canal exclusivo de conteúdos sobre varejo, inovação, logística e liderança estratégica. Este canal servirá como um hub de conhecimento para compartilhar insights, tendências e melhores práticas que beneficiarão o setor logístico brasileiro.

A parceria entre a Intelipost e a Imlog promete revolucionar a logística no Brasil, alavancando a experiência e visão estratégica do setor. Com a adoção de tecnologias avançadas, foco no cliente e uma visão de futuro inovadora, essas empresas estão prontas para liderar a transformação do mercado logístico brasileiro. Fique ligado neste novo canal de conteúdo para acompanhar de perto essa jornada de inovação e crescimento no setor logístico.

Confira a seguir um trecho da gravação e não deixe de acompanhar os novos conteúdos da Intelipost + Imlog no blog.