Logo E-Commerce Brasil

Grupo Boticário unifica tecnologia às áreas e processos

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

A compreensão da companhia omnichannel é importante em contextos atuais. A estrutura das companhias atuais demanda um arcabouço tecnológico e integrado forte, tal qual o Grupo Boticário decidiu aplicar sem barreiras no dia-a-dia. A conexão entre os e-commerces trouxe bons resultados em dados de consumidores.

De acordo com Leonardo Siqueira, diretor de Tecnologia do Grupo Boticário, durante o Fórum E-Commerce Brasil Grand Connection 2021, o primeiro passo dessa internalização tecnológica aconteceu em 2019.

A compra do Beleza na Web foi um dos nortes para internalizar a tecnologia no Grupo Boticário. Eles já tinham planejamento digital interessante e sua incorporação fortaleceu o olhar horizontal de descentralização das decisões. Na prática, tornamos os processos mais rápidos e com participação de todas equipes”, explica.

A integração da tecnologia às diversas áreas do Grupo Boticário, portanto, fortaleceu algumas segmentações. A transparência e o trabalho de priorização conjunta foram determinantes para otimizar ações e gerar sinergia entre profissionais de setores diferentes, de acordo com o executivo.

“Times de Tecnologia, Comercial, Operações, Financeiro, Marketing, Jurídico, Segurança da Informação etc. Todos são importantes dentro desse movimento interno de tecnologia, já que às inovações que propomos diariamente também precisam se alinhar ao negócio do Grupo Boticário”, complementa Siqueira.

Outros insights

Outro fruto da integração tecnológica entre setores, de acordo com o diretor de Tecnologia do Grupo Boticário, está em aplicar energia nas demandas certas. “Nossos pensamentos e ações se tornaram mais objetivos e estratégicos, principalmente pelo melhor processamento dos dados”, salienta.

Por fim, Siqueira também cita os principais aprendizados com a integração que foi conduzida:

1. Cuidado com a comunicação e pessoas é a chave
2. Estudar o que o cliente precisa antes de tomar decisões
3. Ser parceiro de todos os times envolvidos no processo

Por Lucas Kina, em cobertura especial para o Fórum E-Commerce Brasil 2021. 

Leia também: Live commerce veio para ficar e integrar processos nas vendas.