Logo E-Commerce Brasil

GPT-4o abre novas possibilidades de interações no e-commerce com assistentes de voz em tempo real

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O novo modelo de inteligência artificial GPT-4o da OpenAI pode aprimorar interações de voz em tempo real, melhorando a experiência para o crescente número de consumidores que utilizam assistentes de voz.

O uso de assistentes de voz tem aumentado de forma constante, com milhões de pessoas em todo o mundo dependentes da tecnologia para várias tarefas, desde definir lembretes até controlar dispositivos de casa inteligente. Como resultado, gigantes da tecnologia como Google, Amazon e Apple têm investido pesadamente no desenvolvimento de tecnologias mais avançadas para assistentes de voz.

O GPT-4o oferece maior facilidade de uso e velocidade de processamento. A OpenAI afirma que o modelo pode se engajar em conversas em tempo real e responder a consultas e solicitações dos usuários sem atrasos perceptíveis.

Até agora, a experiência com o ChatGPT era principalmente uma conversa típica com prompts de digitação. Agora temos imagens e vozes de forma mais integrada, tornando a experiência do usuário e consumidor mais natural.

Assistentes de voz de IA já é realidade em compras online

Grandes varejistas estão integrando modelos de linguagem avançados em suas plataformas para proporcionar interações personalizadas e conversacionais com os clientes.

A Amazon possui um assistente de compras com IA que pode ser acessado na barra de busca do aplicativo móvel da Amazon. A função de busca do Walmart permite que os clientes procurem produtos com base em casos de uso. Esses assistentes de IA podem entender o contexto, fornecer recomendações e simplificar o processo de compra.

Assistente de voz para compras na Amazon

Varejistas menores também estão adotando a tecnologia de IA. A Vertex AI oferece soluções personalizáveis de assistente de voz, permitindo que as empresas criem assistentes de compras virtuais. À medida que modelos de linguagem como o ChatGPT continuam a avançar, experiências de compras com IA ainda mais sofisticadas estão no horizonte.

Embora alguns compradores ainda prefiram a interação humana para compras complexas, a rápida melhoria das capacidades de linguagem da IA promete fazer dos assistentes de compras virtuais uma ferramenta cada vez mais valiosa para varejistas que buscam melhorar o engajamento com o cliente e aumentar as vendas.