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Google amplia cobertura da verificação de anúncios

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

O Google está expandindo um programa de verificação para anúncios de serviços financeiros que lançou no Reino Unido no verão passado, depois de ver o que descreve como um “pronunciado declínio” em relatórios de anúncios que promovem golpes financeiros.

Os primeiros na fila para obter o requisito, como parte de uma expansão faseada da política, são Austrália, Cingapura e Taiwan. Mas o Google diz que planeja expandir ainda mais os requisitos de verificação para anunciantes em outros países e regiões “nos próximos meses”.

A camada de verificação está no topo da política de produtos e serviços financeiros do Google – fazendo um loop em um regulador financeiro local pelo qual os anunciantes devem demonstrar que estão autorizados para que seus anúncios de serviços financeiros sejam aceitos pelo Google – adicionando assim uma camada de segurança contra a aceitação e executando anúncios para golpes de investimento em criptomoedas e afins.

No Reino Unido, a Financial Conduct Authority (FCA) é o órgão regulador pelo qual os anunciantes de serviços financeiros devem demonstrar que estão autorizados. Órgãos de supervisão equivalentes entrarão em ação nos três novos mercados.

O Google disse que os anunciantes que desejam promover produtos e serviços financeiros nesses mercados poderão solicitar a verificação no final de junho – com a política prevista para entrar em vigor em 30 de agosto de 2022.

“Os anunciantes que não concluíram o novo processo de verificação até esta data não poderão mais promover serviços financeiros”, adverte em um post de blog escrito por Alejandro Borgia, diretor de privacidade e segurança de anúncios do Google.

“Trabalhamos incansavelmente para garantir que os anúncios que veiculamos sejam seguros e confiáveis, e sabemos que a parceria e colaboração com reguladores governamentais é fundamental para nosso sucesso. É por isso que estamos coordenando de perto com os reguladores nesses três mercados para garantir que esse programa seja eficaz em escala”, acrescentou.

O Google não ofereceu nenhum dado para respaldar sua afirmação de que a mudança de política levou a um declínio substancial nos relatórios de anúncios de golpes financeiros no mercado do Reino Unido – oferecendo apenas um valor geral (global) para anúncios bloqueados ou removidos em 2021 (58,9 milhões) por violar suas políticas de serviços financeiros, retiradas de seu Relatório de segurança de anúncios de 2021.

Antes de lançar a política de verificação de anúncios financeiros no Reino Unido, o Google estava sob pressão da FCA para combater golpes – com o regulador ameaçando ação legal se o Google continuasse a aceitar anúncios financeiros não selecionados.

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Fonte: Tech Crunch