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O futuro já chegou no e-commerce: integração de software com ChatGPT

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O futuro do varejo chegou. Com a rápida evolução da Inteligência Artificial (IA) e do Chat Commerce, a maneira como as pessoas consomem está mudando radicalmente. Uma das principais formas é por meio da personalização.

A IA permite que as empresas coletem dados sobre os hábitos de compra dos consumidores e, em seguida, utilizem esses dados para personalizar a experiência de compra de cada cliente. Por exemplo, um e-commerce pode sugerir produtos com base nas compras anteriores do cliente e em suas pesquisas de navegação, tornando a experiência de compra mais agradável e eficiente. 

Outra forma pela qual a IA está mudando o e-commerce é por meio da otimização da experiência do usuário. Com a ajuda dessa tecnologia, os varejistas podem automatizar processos como a gestão de inventário, a seleção de produtos para apresentar aos clientes e até mesmo a gestão de preços. Isso torna a compra online mais fácil e rápida para os consumidores, o que tende a levar a um aumento nas vendas. 

Além disso, a IA também está transformando a forma como os consumidores interagem com os produtos e serviços online. Por exemplo, assistentes virtuais como a Alexa da Amazon e o Google Assistant estão se tornando cada vez mais populares, permitindo que os consumidores controlem dispositivos em suas casas com simples comandos de voz. Isso torna a vida das pessoas mais prática e conveniente, e também aumenta a demanda por produtos e serviços que são compatíveis com esses assistentes virtuais.  

E para acompanhar toda essa mudança, a Linx, líder em tecnologia para o varejo, apresenta o primeiro software integrado com o ChatGPT do Brasil. 

Com o uso do ChatGPT, os varejistas online poderão oferecer uma experiência de compra ainda mais personalizada e eficiente para seus clientes. Isso porque essa tecnologia permite que os atendentes virtuais identifiquem as necessidades do consumidor e forneçam soluções e produtos de forma rápida e objetiva, sem a necessidade de espera em filas de atendimento ou ligações demoradas. 

“O ChatGPT é uma ferramenta essencial para os varejistas que querem se manter competitivos em um mercado cada vez mais acelerado e exigente. Com essa tecnologia, podemos oferecer um atendimento personalizado e ágil, o que se reflete em maior satisfação do cliente e, consequentemente, em mais vendas”, afirma Tiago Mello, diretor de Marketing e Produto da Linx.

Além disso, a Linx Commerce, plataforma de e-commerce da Linx, se preocupa em acompanhar as tendências do mercado e as demandas dos consumidores. De acordo com pesquisas recentes da Statista, 92% dos brasileiros utilizam APPs de mensagem todos os dias, sendo que 74% já entraram em contato com uma empresa através desses serviços e 27% desejam realizar todo o processo de compra pelo WhatsApp. Além disso, em 2022, foram trocadas 4,5 bilhões de mensagens mensalmente via chatbots no Brasil, representando um aumento de 60% em relação ao ano anterior. 

Os dados também mostram que a busca por termos relacionados à IA no Google começou a crescer em setembro de 2022 e disparou em 2023. Nos primeiros 10 dias de janeiro deste ano foram efetuados mais de 20 mil downloads de aplicativos para smartphones envolvendo a palavra chatbot ou ChatGPT no mundo. A aceitação sobre a IA em 2023 no Brasil é de 54%, enquanto 56% estão dispostos a confiar nessa tecnologia. 

Diante desses números, fica claro que a Inteligência Artificial e o Chat Commerce vieram para ficar. Segundo pesquisas realizadas pela PSFK, 71% dos varejistas acreditam que atualmente precisam de suporte conversacional para se manterem competitivos e 74% concordam que o uso da IA ajuda nos desafios organizacionais ao oferecer experiências de consumo personalizadas. 

Com a integração do ChatGPT, a Linx Commerce reforça seu compromisso com o sucesso dos seus clientes e o desenvolvimento do varejo brasileiro. Se você é um varejista online e busca uma solução inovadora para oferecer aos seus clientes, a Linx Commerce é a resposta. O futuro chegou e estamos prontos para ajudá-lo a chegar lá. 

O diretor também acredita que a integração do ChatGPT no software da empresa traz inúmeras vantagens para os varejistas online. “Com o ChatGPT, é possível oferecer uma experiência de compra mais personalizada e eficiente aos clientes, aumentando as chances de conversão e fidelização”, diz Mello. 

Vale entender melhor sobre todos os benefícios trazidos pela evolução da inteligência artificial: 

Personalização 

A personalização é um dos maiores benefícios da IA no comércio eletrônico. Por meio de algoritmos avançados, as empresas podem coletar dados sobre o comportamento do cliente, histórico de compras, preferências e outros fatores para criar recomendações personalizadas.  

Chatbots  

Os chatbots são outra aplicação popular da IA no e-commerce. Eles são programas de computador que usam inteligência artificial para conversar com os clientes e oferecer suporte em tempo real. Esse tipo de tecnologia consegue responder a perguntas sobre produtos, preços, políticas de envio e muito mais. Além disso, ajuda os clientes a navegar pelo site da loja e encontrar o que estão procurando. 

Melhor atendimento ao cliente  

A IA também está mudando a forma como as empresas lidam com o atendimento ao cliente. Com chatbots e outras ferramentas, é possível fornecer suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a necessidade de contratar uma equipe de atendimento ao cliente para trabalhar em tempo integral. Além disso, a IA pode fornecer respostas precisas e rápidas, melhorando a experiência do consumidor e reduzindo o tempo de espera. 

Varejo sem atrito  

Outro fator positivo da Inteligência Artificial é que ela ajuda as empresas a reduzir o atrito no processo de compra. Com ferramentas de IA, o processo de compra se torna mais fácil e conveniente, o que reduz a quantidade de etapas necessárias para concluir uma transação.  

Mais precisão 

A IA também pode ajudar as empresas a melhorar a precisão da pesquisa em seus sites. Por meio de algoritmos, é possível entender melhor o que os clientes estão procurando e fornecer resultados mais certeiros e relevantes. Isso pode ajudar a melhorar a experiência do usuário e aumentar as chances de conversão. 

O diretor de marketing da Linx reforça que o futuro chegou e trouxe consigo uma nova forma de fazer negócios.

“É preciso estar preparado para essa mudança e a Linx tem o objetivo de se posicionar como a melhor plataforma de Unified Commerce da América Latina. Estamos investindo em tecnologia de ponta e em soluções que proporcionam uma experiência de compra única para o consumidor. Com isso, ajudamos nossos clientes a expandir seus negócios e a alcançar novos patamares de sucesso. Estamos confiantes de que a Linx será uma das principais impulsionadoras de Unified Commerce e animados para fazer parte desse futuro promissor”, finaliza Mello.