Logo E-Commerce Brasil

Futuro do SEO e a Integração IA são temas de palestra do Fórum E-Commerce Brasil 2023

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A Inteligência Artificial (IA) já é uma realidade. Enquanto o ChatGPT e o Bard popularizam o conceito dessa tecnologia, surgem novas possibilidades de modernizar negócios e conquistar novos públicos.

No palco Soluções do Fórum E-Commerce Brasil 2023, Felipe Bazon, CSO da agência Hedgehog, apresentou reflexões sobre a integração em curso entre a IA e a busca orgânica no cenário do “Novo Google”. Durante a palestra, Bazon apontou a importância crescente dos algoritmos baseados nesse sistema e como eles estão moldando a entrega de resultados no mecanismo de busca mais famoso do mundo.

Felipe Bazon, CSO da agência Hedgehog no Fórum ECBR 2023. (Foto: E-commerce Brasil)

O executivo começou a palestra citando ferramentas como o ChatGPT e Bard. Ambas representam avanços significativos no campo da IA e têm desempenhado um papel importante na evolução dos algoritmos de buscas do Google. Com o uso da IA, esses algoritmos se tornaram mais sofisticados e focados em proporcionar resultados relevantes aos usuários.

A automação aplicada na otimização de e-commerces já é uma realidade, especialmente para agências de SEO, mas o palestrante acredita que isso é apenas o começo das transformações que estão por vir nas análises e criação de conteúdos digitais.

“O segredo do futuro do SEO é entender como funcionam as buscas”, elucidou Bazon. “É uma questão de entender as oportunidades. Tem que enxergar além das entrelinhas e além do que todo mundo está falando”.

Um dos destaques da apresentação foi a antecipação sobre a “Search Generative Experience”, que promete revolucionar os resultados de pesquisa. Essa evolução da experiência de busca envolve uma participação ainda mais profunda da IA no Google.

Com algoritmos mais avançados, capazes de compreender a intenção dos usuários, a experiência de busca promete ser mais satisfatória e adequada às necessidades individuais. Isso pode ter um impacto significativo no SEO.

“As páginas de resultados vão mudar. O Google quer criar uma página de resultados de categoria. Nunca foi tão importante otimizar a página de produtos do seu e-commerce”, alertou Bazon.

As perspectivas apontam para uma experiência de busca mais intuitiva e personalizada, onde a compreensão profunda do comportamento do usuário e a otimização de conteúdo serão elementos-chave para o sucesso das estratégias de vendas.

Bazon ressaltou que é fundamental enxergar além do óbvio para aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pela “Search Generative Experience” e demais avanços tecnológicos que estão por vir.

Esse texto foi escrito por Larissa Darc em cobertura especial para o Fórum E-Commerce Brasil 2023.