Google muda políticas de comércio online para tentar frear a Amazon
Os resultados comerciais da Amazon cresceram substancialmente devido à pandemia de coronavírus. A fortuna de Jeff Bezos, fundador da empresa, aumentou quase 20% só neste ano de 2020. Por isso, visando captar uma fatia do mercado de comércio eletrônico, o Google anunciou uma série de medidas para aumentar a competição neste segmento, inicialmente nos EUA.
O Google Shopping, plataforma de vendas da empresa, entre outras ações, decidiu retirar a comissão de vendas, que varia entre 5% e 15%, e também permitir que os vendedores usem outros serviços de pagamento, como o Shopify, e de gerenciamento de pedidos, que antes eram monopolizados pela própria empresa.
O Google também anunciou que a partir de agora os lojistas poderão importar suas listas de produtos prontas com os formatos mais usados no mercado digital. Na prática, os vendedores poderão usar o banco de dados das outras plataformas de comércio eletrônico, sem a necessidade de alteração.
Outra ação tomada pela gigante foi alterar a política que exigia que os vendedores pagassem pelo anúncio e exibição dos produtos nos mecanismos de pesquisa. Agora, essa listagem passa a ser gratuita na intensão de que os lojistas enxerguem o Google como uma opção mais atraente e lucrativa.
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