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Como se prevenir dos golpes mais comuns no Mercado Livre durante a Black Friday?

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de <nowrap>e-commerce</nowrap> desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Sabemos que vender no e-commerce é uma grande aventura e, infelizmente, mesmo com os esforços em tecnologia para evitar golpes, essa prática ainda é muito comum. Só no primeiro semestre de 2020, a taxa de tentativas de fraude no e-commerce brasileiro ficou em 3,49%, segundo estudo realizado pela Konduto.

E para os vendedores do Mercado Livre esse cenário não é diferente. Sendo assim, com frequência vemos notícias sobre o assunto. Com a Black Friday chegando, é importante entender quais são as práticas mais comuns e como prevenir-se para não cair em golpes.

Quais são os golpes mais comuns e como se prevenir?

1- Golpe do falso e-mail de confirmação de pagamento

O golpista entra em contato demonstrando interesse nos produtos, faz perguntas, pede o e-mail do vendedor e avisa que já efetuou o pagamento. Em seguida, o vendedor recebe um e-mail confirmando a transação.

Como se prevenir?

Nesse caso, o primeiro erro é enviar o e-mail para o comprador, não faça isso! Ele terá acesso a essas informações, pela plataforma, após efetuar a compra.

Outra forma de se prevenir é estar sempre atento ao domínio do endereço de e-mail que recebeu a confirmação. Dessa forma, certifique-se de que segue os padrões do Mercado Livre.

2- Golpe das devoluções com pedras

O criminoso efetua o pagamento e diz que recebeu o produto com defeito ou que se arrependeu da compra. Com isso, envia o produto de volta para o vendedor, que faz o estorno do valor pago. E aí vem a surpresa: ao abrir o pacote, o vendedor se depara com uma pedra e o golpista fica com o produto e com o dinheiro.

Como se prevenir?

Para evitar esse golpe, não acredite somente no código de rastreio, faça o estorno somente com o produto em mãos e depois de ter certeza que ele foi devolvido da mesma forma que enviado. Outra dica: ao abrir os pacotes devolvidos, faça um vídeo, assim, caso tenha algum problema, você terá provas para comprovar.

Dicas gerais para prevenção:

1. Fique de olho no comportamento do comprador: não cai na lábia dos criminosos e não envie o produto antes de ter a confirmação do pagamento ou se sentir falta de algum dado pessoal;

2. Não realize operações fora da plataforma: não envie e-mail nem número de WhatsApp para o comprador;

3. Use Mercado Envios: o serviço se encarrega de todo o envio do seu produto e você tem a prova de que a entrega foi realizada corretamente;

4. Guarde todos os comprovantes: tenha evidências, principalmente se enviar o produto sem usar o Mercado Envios;

5.Fortaleça a segurança da sua conta: complete todas as etapas de segurança e cadastre seu número de celular. Ele pode ser usado para receber um código de acesso à sua conta.

Fique atento a todas essas dicas, colocá-las em práticas certamente ajudará a driblar os compradores de má fé e se mesmo assim acontecer algo, acione de imediato o Mercado Livre.

E assim como existem fraudes por parte dos compradores, lamentavelmente também existem muitos vendedores “espertinhos”, aqueles que querem fazer a Black Friday ser conhecida como Black Fraude e para você não ser um desses vendedores, acesse este guia, lá você encontrará quais são as boas práticas e as atitudes dos vilões na data.