A 16ª edição do Fórum E-Commerce Brasil não vai apenas reunir cerca de 30 mil profissionais do varejo digital. Este ano, o evento também reforça seu papel no setor com ações ESG (Ambiental, Social e de Governança), se comprometendo com os pilares de sustentabilidade, diversidade, inclusão e responsabilidade social em todas suas etapas de produção.

O desenho do plano ESG do Fórum 2025 foi elaborado para abranger desde a gestão de resíduos, equidade de gênero, inclusão de jovens periféricos no ecossistema digital até a compensação de carbono. Ao final, a proposta é publicar um relatório de impacto com os dados – que irão servir de aprendizado para melhorias nas próximas edições.
O compromisso ESG não é um acessório da operação, mas um eixo estruturante do posicionamento estratégico do evento, defende Bruno Pati, CEO do E-Commerce Brasil. “Nosso papel como plataforma líder do setor vai além da curadoria de conteúdo e da geração de negócios. Entendemos que liderar o ecossistema também significa influenciar positivamente sua cultura e práticas. Incorporar ESG ao centro do Fórum é uma decisão intencional, baseada em dados, responsabilidade institucional e visão de longo prazo.”
“O evento precisa representar, na prática, os valores que defendemos como setor: inovação com propósito, eficiência com consciência, crescimento com impacto positivo. Nossa missão é provar que é possível combinar escala e relevância com responsabilidade ambiental, inclusão social e governança sólida. E queremos que o mercado se espelhe nisso”, ressalta.
Foco no meio-ambiente
A compensação integral da pegada de carbono será feita em parceria com a Musa/Planton, os dados serão abertos ao público via QR Code ao longo do pavilhão. Outra novidade é a iniciativa com a Agroforestree, que irá promover o plantio simbólico de 16 árvores, uma para cada edição do Fórum. Assim, incentivamos o reflorestamento por totens interativos no local e vídeos colaborativos reforçando a relevância do tema.
Em 2025, um dos maiores destaques é a parceria com a ONG A Liga Digital, projeto social que oferece formação técnica gratuita em marketing digital, redes sociais, e-commerce e programação para jovens de comunidades periféricas.
Cerca de 100 jovens estarão no Fórum com acesso integral ao conteúdo e estande próprio para oficinas, mentorias e networking. O evento também irá distribuir mil ingressos gratuitos a pequenos e médios empreendedores do país. O Fórum também incentiva a representatividade feminina em painéis, com aumento de 27% para 31% de mulheres palestrantes na edição deste ano.
Acessibilidade e acolhimento
Outras ações de inclusão envolvem a adoção de medidas de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, rampas, sinalização visual e banheiros adaptados. O Fórum contará ainda com uma sala de acolhimento e um time de profissionais treinados para acolhimento em casos de assédio ou desentendimentos pessoais, garantindo a segurança e confiança tanto de colaboradores, quanto de clientes e congressistas.
Também estão previstas ações voltadas para o bem-estar do time envolvido na produção do evento, incluindo a criação de uma sala de descanso equipada para o staff temporário. Todos os materiais excedentes e os brindes não utilizados serão destinados a ONGs e comunidades locais previamente mapeadas.
Um relatório ESG completo será publicado após o Fórum, com todos os dados de impacto gerados durante os três dias. A organização ainda adota contratos com cláusulas ESG, protocolos de acessibilidade, vigilância sanitária e ferramentas para monitoramento em tempo real de cada uma das metas estabelecidas.
Enquanto Renan Buscarino, responsável pelas iniciativas ESG do Fórum E-Commerce Brasil, comenta como as ações foram pensadas para ir além do simbólico e gerar transformação real. “Estamos falando de resíduos, mas também de acesso, de pertencimento, de empregabilidade e de regeneração. Para nós do E- Commerce Brasil, o ESG faz parte, está no centro da operação, com iniciativas práticas, indicadores, metas e transparência. É isso que estamos fazendo no Fórum: colocando valores em prática, com consistência e mensuração.”