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Flip fecha rodada de US$ 60 milhões em financiamento para reimaginar próxima era do comércio eletrônico

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A Flip, plataforma de comércio eletrônico que combina uma experiência de descoberta semelhante à do TikTok com um serviço premium de comércio eletrônico, anunciou uma rodada de financiamento da Série B de US$ 60 milhões com uma avaliação de US$ 500 milhões.

A rodada de financiamento foi liderada pela WestCap, com a participação de investidores previamente ativos Mubadala Capital e Streamlined Ventures, elevando o capital total da empresa a US$ 95 milhões.

A rodada da Série B segue um período de rápido crescimento, no qual a Flip aumentou sua base de usuários em 500% desde o início de 2022, enquanto aumentava o volume de transações na plataforma em mais de 600% no mesmo período.

Imagem: Reprodução

A empresa planeja usar o financiamento para expandir sua equipe, aprofundar parcerias com marcas e lançar seu próprio mercado de comércio social de terceiros neste verão do Hemisfério Norte.

A Flip criou uma experiência que combina o poder da descoberta social com a conveniência do e-commerce de forma orgânica. Os compradores visitam a Flip como destino único para descobrir e aprender, em vídeos com 60 segundos de conteúdo gerado pelos usuários, sobre produtos que podem ser comprados instantaneamente, indo para o caixa com um único clique e com envio no mesmo dia.

Os compradores podem se transformar em criadores, compartilhando suas próprias avaliações em vídeo e monetizando-as à medida que outros usuários da comunidade se envolvem e compram a partir de seu conteúdo.

“Desde o primeiro dia, nossa tese é que o futuro do comércio está centrado em pessoas. Ninguém vende um produto melhor do que o cliente que comprou esse produto várias vezes, e vemos isso todos os dias na Flip”, disse Noor Agha, fundador e diretor executivo da Flip. “Por meio de nossa tecnologia patenteada que conecta dinamicamente conteúdo digital a produtos físicos, desenvolvemos um ciclo contínuo da descoberta à compra, no qual os usuários podem comprar instantaneamente a partir do conteúdo, compartilhar suas próprias avaliações em vídeo dos produtos que compraram e monetizar seu conteúdo ao longo do tempo. É o início da próxima era do comércio eletrônico”.

Como principal investidor, a WestCap dará aproveitamento máximo a sua experiência escalonando e operando os principais mercados de tecnologia, incluindo Airbnb, iCapital, GoodLeap, StubHub e Hopper. Tina Yuan, vice-presidente de investimentos da WestCap, se unirá ao conselho de administração da Flip, e Brian Reinken, sócio da WestCap, atuará como observador do conselho.

“A Flip uniu cuidadosamente tecnologias complexas para redefinir e elevar a maneira como descobrimos produtos e compramos on-line”, disse Laurence Tosi, fundador e sócio-gerente da WestCap. “Seu modelo de comércio social de ponta está aqui para ficar e pronto para o escalonamento. O setor de beleza é o pioneiro, mas isso é apenas o começo, e outros setores já estão seguindo esse exemplo”.

“Como investidores iniciais da Flip, ficamos impressionados não só com o produto, mas com a velocidade de execução e inovação. A empresa oferece aos consumidores de hoje uma nova solução de comércio eletrônico com potencial de escalonamento globalmente. Estamos muito satisfeitos por fazer parceria com a empresa nessa jornada”, disse Ibrahim Ajami, diretor de empreendimentos da Mubadala Capital.

A Flip também está anunciando o lançamento de seu próprio mercado de comércio social de terceiros para ampliar o acesso à plataforma para marcas independentes, ao mesmo tempo em que possibilita um destino único e confiável para os compradores. Marcas emergentes agora poderão acessar a comunidade social de compradores e criadores da Flip, além de um conjunto completo de ferramentas de comércio eletrônico de sua propriedade.

Todos os parceiros de marca terão seus próprios painéis com insights sobre o desempenho de sua marca, incluindo dados de vendas, gestão de pedidos, engajamento com conteúdo, desempenho do conteúdo e muito mais, permitindo que eles recebam feedback instantâneo de uma comunidade social de compradores que avaliam seus produtos.

Fonte: Business Wire